Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

Com apenas dois votos contrários, e em votação simbólica, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou um pedido para que a Prefeitura instale placas proibindo som alto na rua Trajano Reis, no bairro São Francisco. Esta e outras 23 indicações ao Poder Executivo foram analisadas nas sessões plenárias de terça (25) e quarta-feira (26).

A ideia de solicitar a instalação das placas na Trajano Reis, na tentativa de diminuir problemas com o som alto na região, que é conhecida pela grande número de bares e restaurantes, partiu do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). “Atualmente, a vida noturna nesta rua gera uma quantidade excessiva de ruídos, o que tem impactado significativamente a qualidade de vida dos moradores locais”, alertou.

“O constante barulho durante a noite perturba o descanso e o bem-estar das pessoas que residem na região, interferindo até mesmo na saúde e no sono. Portanto, é necessário que sejam tomadas medidas efetivas para mitigar esse problema. Solicitamos, assim, a instalação de placas proibindo som alto ao longo da rua, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais tranquilo e adequado para todos os residentes, sem prejudicar o comércio local”, complementa a justificativa da proposição. 

PUBLICIDADE

Professora Josete (PT) e Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) discordaram da sugestão, alegando que já existe uma fiscalização da Prefeitura de Curitiba sobre a Lei do Silêncio e que a sugestão traz confusão para o segmento de bares e restaurantes, que têm lutado pela mudança na legislação, a fim de desburocratizar regras de funcionamento. Márcio Barros, por sua vez, explicou que o pedido para instalação das placas proibindo som alto foi acordada com os donos dos estabelecimentos comerciais da região, na semana passada. De acordo com ele, a sinalização servirá como alerta para os proprietários de veículos que estacionam os carros na região. 

Rodrigo Reis e Eder Borges, da bancada do PL, apoiaram a medida. “Concordo com o Márcio, a gente só tem que levar em consideração o bom senso. Já existem os decibéis que a lei determina, então os bares têm que cumprir a legislação”, disse o primeiro. “Já postei [nas redes sociais] várias vezes o que acontece na região da Trajano Reis. É briga, violência, promiscuidade, é droga solta. É insuportável para os vizinhos, para as pessoas que moram na região. [...] É preciso uma fiscalização, um policiamento intenso”, complementou o segundo.

*Com informações da Câmara de Curitiba