
- Atualizado há 2 anos
O amanhecer gelado em Curitiba e Região Metropolitana afetou o fluxo aéreo e a viagem de dezenas de passageiros, na manhã deste sábado (15). Três voos precisaram ser cancelados no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A informação do Grupo CCR, empresa que tem a concessão do aeroporto, é que um equipamento interno das asas dos aviões congelou devido ao frio. A Azul Linha Aéreas confirmou a causa.
O voos cancelados partiriam e viriam de aeroportos de São Paulo. O primeiro deles, de acordo com o painel de voos, sairia às 5h40 para Guarulhos e precisou ser cancelado. Às 6h10 outro voo, desta vez para Campinas. Depois, às 6h20, o terceiro – desta vez para Congonhas – também não decolou.
A mínima registrada em São José dos Pinhais foi de 1,7°C nesta manhã.
Além do cancelamento e remanejamento de passageiros para outros companhias, houve registro de longos atrasos nesta manhã. Também da Azul, um voo que partiria para Belo Horizonte às 5h35 teve partida confirmada às 7h53 – com mais de duas horas de atraso.
Ainda, segundo a programação de voos que partem do Aeroporto Afonso Pena, uma viagem marcada para às 8h10 sentido Campinas (SP) sofreu atraso de mais de três horas, com estimativa de partida às 11h30.
O Portal Nosso Dia entrou em contato com a Azul Linha Aéreas e recebeu a confirmação de que três voos precisaram ser cancelados. “Os voos AD4465, de Curitiba para Guarulhos, e AD4826, de Guarulhos para Curitiba, foram cancelados devido às condições meteorológicas e o voo AD2966, por questões técnicas na aeronave”.
Outros quatro voos que sairiam da Curitiba para Belo Horizonte, Congonhas e dois para Campinas – ‘ficaram retidos em solo aguardando as condições necessárias para decolagem, sendo liberados para embarque às 8h45’, afirmou a Azul.
“A companhia destaca que os Clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo reacomodados em outros voos da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações”, diz a nota da companhia aérea.
Em nota ao Portal Nosso Dia, o Grupo CCR confirmou o cancelamento dos voos neste sábado (15), após constatação de gelo nas asas das aeronaves, e destacou a normalidade no decorrer do dia. “Todas estas decolagens já ocorreram e o aeroporto segue operando normalmente’, finaliza.