- Atualizado há 17 segundos
O site interno da Prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba(RMC), foi hackeado na tarde desta quinta-feira (28). O sistema Sisazul é responsável por todo o gerenciamento administrativo e legislativo da gestão, incluindo licitações, publicações oficiais, contratos e compras.
De acordo com fontes do Portal Nosso Dia, a plataforma é essencial para os servidores públicos responsáveis por processos administrativos. Sem acesso ao sistema, não é possível dar continuidade a procedimentos já em andamento. O site ficou fora do ar por cerca de uma hora e, após o retorno, ainda apresentava falhas de funcionamento.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Na ação, os invasores publicaram uma mensagem direcionada à prefeita Nina Singer (PSD). O texto fazia críticas à condução da administração e acusava a gestão de promover “licitações absurdas e superfaturadas”. Em outro trecho, os hackers afirmam que “o povo de São José dos Pinhais tá na maior revolta com a sua gestão”, destacando ainda problemas em áreas como segurança, saúde e infraestrutura: “A segurança pública tá com mísero 1 milhãozinho só. Assalto rolando solto na cidade. (…) As nossas ruas tão cheias de buracos”.
O Portal Nosso Dia entrou em contato com a Prefeitura de São José dos Pinhais sobre o ocorrido e aguarda retorno.