
- Atualizado há 35 segundos
Nesta temporada de verão, o litoral paranaense recebe uma atividade diferente: um simulador de capotamento. São os últimos dias em que o equipamento estará disponível aos turistas e moradores que desejam ter a experiência do impacto de uma atitude errada no trânsito. A ação integra o programa de educação viária da Via Araucária em parceria com o Detran-PR e prefeituras de Paranaguá, Antonina, Matinhos e Pontal do Paraná. A ação começou no dia 28 de dezembro e vai até 1° de fevereiro.
O equipamento produzido pela Truck Way, implementos rodoviários, simula um capotamento colocando o participante dentro de um Fiat Uno, veículo adaptado com equipamentos que seguem os mais altos padrões de qualidade e segurança criando uma experiência imersiva e realista. Ao assumir o papel de motorista, o usuário vivencia os efeitos de uma batida.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo Ismael Pires, Coordenador de Segurança e Saúde do Trabalho e Segurança da Via Araucária, o impacto da experiência ajuda a transformar comportamentos. “A demonstração faz o participante sentir, mesmo em ambiente controlado, como o cinto de segurança é indispensável. Essa vivência mostra o risco real e reforça a necessidade de atitudes responsáveis ao dirigir”, disse Ismael.
Ele destaca ainda que a sensação provocada pelo simulador causa um efeito imediato de reflexão. “O equipamento não apenas apresenta o perigo, ele faz o motorista repensar seus hábitos. E essa mudança de percepção é fundamental para reduzir acidentes. Desacelere, seu bem maior é a vida”, alertou o coordenador.
Verão e o desrespeito com as leis de trânsito
O Detran-PR reforça que o verão é um período crítico, em que muitos motoristas adotam a falsa ideia de que “tudo pode” ao dirigir na praia. Isso eleva a ocorrência de infrações e acidentes.
Para Luís Douglas Henrique, assessor da Diretoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento do Detran-PR, a conscientização dos motoristas passa por campanhas educativas como a da Via Araucária. “Cada vida preservada importa. Intensificamos também ações para evitar problemas, a escolha no trânsito faz diferença, e o condutor precisa fazer a sua parte”, comentou Luís.
Regras de Uso do Simulador de Capotamento
• Proibido para pessoas sob efeito de álcool ou drogas.
• Proibido para gestantes e pessoas com problemas cardíacos.
• Proibido usar roupas úmidas ou molhadas.
• É obrigatório retirar objetos dos bolsos e itens soltos antes de entrar.
• Uso obrigatório do cinto de segurança.
• Permitido apenas para maiores de 18 anos.
• Seguir todas as orientações dos operadores.
Roteiro do Simulador – Verão 2024/2025
A equipe e o equipamento circularão por diferentes pontos do Litoral paranaense, sempre das 7h30 às 19h30, conforme o cronograma:
PARANAGUÁ
Local: Praça de Eventos Mário Roque
Pernoite: 3ª Ciretran – Rua Domingos Peneda, 2230
Datas: do dia 20 de janeiro a 25 de janeiro
ANTONINA
Local: Praça de Eventos Mário Roque
Pernoite: Secretaria de Obras de Antonina – Rua Marquês do Herval, 136
Datas: do dia 27 de janeiro a 01 de fevereiro.