
- Atualizado há 1 minuto
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que um tornado atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, no fim da tarde desta sexta-feira (7). De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, os ventos podem terem atingidos até 250 km/h. Dezenas de pessoas estão feridas, segundo a assessoria do município. Sem confirmação oficial, há informação sobre mortes na cidade.
O forte temporal atingiu municípios no Sudoeste do Paraná, como Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Candoi, entre outras. “Foram registradas vários temporais severos sobre as regiões oeste, sudoeste, centro-sul do estado. No final da tarde, uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu. Esse tornado provocou danos bastante severos sobre a cidade. Foram registrados tombamentos de carro, quedas de árvores, galhos de árvores, inclusive casas de alvenaria,” disse o meteorologista Reinaldo Kneib.
Segundo ele, as análises indicam que a cidade foi atingida por um tornado. “Ele foi baseado na análise dos danos e também nas imagens do radar meteorológico do Simepar. Nós o classificamos como F2, na escala Fujita. Essa escala está relacionada à intensidade dos ventos e dos danos associados ao fenômeno. Nós estamos falando de ventos entre 180 km por hora até 250 km por hora”, explicou.
Ainda assim, segundo Kneib, os ventos podem ter ultrapassado essa marca. “Existem fortes indícios que ele pode, em alguns pontos dessa cidade, alguns danos, alguns prejuízos, podem ter ultrapassado os 250 km/h. Estamos falando de um F3”.
O meteorologista confirmou que a equipe do Simepar segue no monitoramento e em conjunto com a Defesa Civil. “Vamos continuar monitorando, continuar analisando as imagens das fotos, as imagens aéreas em conjunto com a Defesa Civil. Se for o caso, nós podemos reclassificar a intensidade desse fenômeno, pois foi bastante severo, que gerou bastante destruição sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu”.
O vendaval causou danos severos à infraestrutura da cidade. Telhados foram arrancados, fachadas ficaram destruídas e ruas ficaram tomadas por destroços. Um ônibus aparece parado sob a chuva, cercado por estruturas metálicas retorcidas, enquanto veículos e edificações sofreram danos significativos.
O pátio de máquinas da prefeitura também foi atingido, com equipamentos danificados e expostos após a ventania.