PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

De olho no frio! Simepar inaugura nova estação meteorológica na cidade mais gelada do Paraná

A nova estação trará maior robustez no monitoramento ambiental do município e auxiliará a prefeitura a obter dados meteorológicos mais precisos
De olho no frio: Simepar inaugura nova estação meteorológica em General Carneiro Foto: Daniel Castellano/SEDEST
A nova estação trará maior robustez no monitoramento ambiental do município e auxiliará a prefeitura a obter dados meteorológicos mais precisos

Redação*

04/12/25
às
11:23

- Atualizado há 10 segundos

Compartilhe:

Uma nova estação meteorológica telemétrica automática do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) foi inaugurada nesta quarta-feira (03), em General Carneiro. A nova estação trará maior robustez no monitoramento ambiental do município e auxiliará a prefeitura a obter dados meteorológicos mais precisos, que poderão até fomentar o desenvolvimento do turismo de inverno.

A estação fica na fazenda Monte Alegre, situada a 1.370 metros de altitude, a uma distância de pouco menos de 10 km da estação que o Simepar já opera no Distrito de Horizonte, em Palmas. O espaço cedido na fazenda, de propriedade da família Camargo, que tem como subsistência a produção de queijo, foi negociado através da Prefeitura da cidade para a instalação da estação.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A sensação térmica é diferente neste ponto da cidade em comparação com a região central, onde a cidade já possui uma estação meteorológica do INMET. A região de Horizonte, em General Carneiro, tem vento constante e temperaturas mais amenas. Os moradores relatam que, no inverno, os campos ficam cobertos de geada praticamente o dia inteiro. É tão frio que o gelo demora a derreter.

O município é um dos que têm as temperaturas mais baixas do Paraná. A estação meteorológica do INMET, mesmo localizada na região mais central da cidade, registrou -7,8ºC no dia 25 de junho, a temperatura mais baixa do Paraná em 2025 até o momento. Com a estação do Simepar em outro ponto da cidade, mais dados meteorológicos trarão maior precisão no monitoramento ambiental.

Participaram da inauguração da estação o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o presidente do Detran, Santin Roveda; o prefeito de General Carneiro Joel Ferreira; o coordenador de infraestrutura do Simepar Luiz Fernando Grodzki e os técnicos Lucas Martins dos Santos e Jorge Henrique Castanho dos Santos, que instalaram a estação; além da família Camargo, proprietária da fazenda, e de vereadores do município.

“É um objetivo do Simepar fazer aqui nesta terra tão linda as medições meteorológicas que possam nos ajudar na grande prevenção climática. Nós estamos instalando um circuito de radares, de estações telemétricas meteorológicas, de estações pluviométricas por todo o estado. Isso porque o novo nome da inteligência para tratar bem o povo e proteger as pessoas é a meteorologia inteligente”, ressaltou Greca.

“Em números não oficiais nós somos a cidade mais fria do Brasil e oficialmente nós somos a mais fria do Paraná. Então agora, com a estação do Simepar, tenho certeza que nós vamos nos consolidar General Carneiro como a cidade mais fria do Brasil. Às vezes o pessoal não tem ideia de ter um ponto tão alto aqui no nosso município quanto este. A nossa cidade está a 980 metros de altitude, e pela concentração urbana o centro é mais quente, mas o nosso município é muito grande, então tem vários pontos em que a temperatura varia bastante”, afirmou o prefeito Joel Ferreira.

EQUIPAMENTOS – A estação meteorológica 51 do Simepar é composta pelos seguintes equipamentos: anemômetro (registra a velocidade e direção do vento), pluviômetro (registra volumes de chuva), piranômetro (mede a radiação solar), termohigrômetro (sensor de temperatura e umidade) e barômetro (sensor de pressão). Ela é autônoma, alimentada por um painel solar e envia dados a cada 15 minutos por sinal próprio de internet.

“Com a diferença de altura entre as estações que agora existem na cidade, terá diferença na coleta de dados de precipitação, temperatura e pressão”, disse Grodzki.

Os dados constatados pela estação nas últimas 24 horas ficarão disponíveis para o público no site do Simepar, com atualizações a cada 15 minutos. As informações da nova estação estarão disponíveis em breve, após a realização dos testes em todos os sensores.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias