- Atualizado há 10 segundos
Um show de drones coloriu e iluminou a noite curitibana desta terça-feira, por volta das 19h, na região da Praça do Japão. Moradores do Centro ao Portão relataram ter visto o espetáculo, que formou no ar figuras como cartas de baralho e um pássaro preso em uma gaiola.
A ação faz parte de uma campanha publicitária para a terceira temporada da série japonesa de drama Alice in Borderland, da empresa de streaming norte-americana Netflix, que estreia nesta quinta-feira (25/9). O show de drones foi negociado e autorizado pela Curitiba Film Commission, órgão municipal de incentivo e apoio a produções cinematográficas, televisivas ou publicitárias na cidade.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O planejamento inicial para o espetáculo considerava a realização na Avenida Paulista, em São Paulo. Entretanto, a produtora decidiu trazer o show para Curitiba após negociação com a Film Commission.
Formada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Municipal de Turismo (IMT) e Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), a Curitiba Film Commission já emitiu mais de 400 autorizações de filmagens e fotografias em espaços públicos de Curitiba em 2025, sendo 14 para curtas e longas-metragens e 22 para publicidades.
“Curitiba tem mostrado ao mercado audiovisual que está preparada para receber grandes produções na gestão do prefeito Eduardo Pimentel. A Film Commission garante agilidade e segurança nos processos, enquanto cada projeto realizado fortalece a imagem da cidade e amplia oportunidades para profissionais e empresas locais”, afirmou o coordenador da Curitiba Film Commission, Gabriel Assunção, superintendente da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom).
O show de drones é mais uma das ações que projetam Curitiba como um polo de grandes eventos e produções internacionais, como o Red Bull Showrun, evento internacional de automobilismo realizado na Avenida Cândido de Abreu e que reuniu 70 mil pessoas em março deste ano, e o STU National 2025, principal circuito de skate do Brasil, realizado em Curitiba em julho.
No fim do ano, o espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível vai acontecer pela primeira vez no Brasil, como parte da programação do Natal de Curitiba 2025. Além disso, a capital também se tornou um dos principais destinos de shows de artistas internacionais, como System of a Down, Twenty One Pilots, Sting, The Offspring, Olivia Rodrigo e Alanis Morissette.
Programações municipais também movimentam a economia cultural e turística da cidade, como o Festival da Palavra, o Festival de Primavera e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba.
As atrações culturais têm impulsionado o turismo de lazer na capital paranaense, que era tradicionalmente conhecida como um destino voltado ao turismo de negócios. Um levantamento recente do IMT mostra essa mudança: em 2024, Curitiba recebeu 8,2 milhões de turistas, dos quais 33,3% vieram em busca de lazer, enquanto 24% tiveram como motivação principal os negócios.