
- Atualizado há 8 segundos
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta sexta-feira (19) a edição 2025/2026 do Verão Maior Paraná, programa do Governo do Estado que reúne cultura, lazer, esporte e reforço na segurança em cidades do Litoral e também em regiões com praias de água doce. A iniciativa oferece uma programação gratuita voltada a moradores e turistas durante toda a temporada de verão, com shows de nomes renomados como Ana Castela, Gusttavo Lima e o DJ Alok.
Durante o lançamento, Ratinho Junior destacou o momento vivido pelo Paraná e projetou uma edição histórica do programa, a maior de todos os tempos. “É um momento fantástico que a gente está vivendo. O Paraná é o estado com a melhor educação do Brasil, com o maior número de empregos gerados com carteira assinada da sua história, com as melhores obras de infraestrutura, tudo isso construído com a sociedade e com a população”, afirmou.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Entre as principais novidades deste ano estão cinco finais de semana consecutivos de grandes shows, entre 9 de janeiro e 8 de fevereiro, com atrações nacionais e internacionais como Alok, Ana Castela, Belo, Zé Neto e Cristiano, Inner Circle e Gusttavo Lima. Além dos espetáculos musicais, o Verão Maior Paraná contará com mais de 100 atividades e competições esportivas ao longo da temporada.
Outra inovação da edição 2025/2026 é a instalação de dez arenas fixas em pontos estratégicos das praias e balneários, que funcionarão como centros operacionais do programa, concentrando diariamente atividades gratuitas entre 28 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026. No Litoral, os espaços estarão em Guaratuba; Matinhos (Caiobá e Riviera); Praia de Leste; Shangri-lá; Ipanema e, pela primeira vez, em Paranaguá/Ilha do Mel. As ações também retornam à região Noroeste, em Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná.
Na área da segurança pública, o Governo do Estado vai reforçar o efetivo com mais de 2 mil policiais no Litoral, além da utilização de novas tecnologias e veículos. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também intensificará o salvamento aquático e terrestre, com mais de 100 Postos de Guarda-Vidas (PGVs) distribuídos ao longo das praias e regiões de maior fluxo turístico.
O governador também aproveitou o evento para anunciar outras ações estruturantes no Litoral. “Hoje estamos inaugurando o Verão Maior Paraná, que, sem dúvida alguma, pela ocupação de hotéis, casas e pousadas, será o maior da nossa história, e também lançando a engorda da praia de Guaratuba, com a licitação da empresa que vai fazer o engordamento e o combate à erosão marítima. Vai ficar fantástico, assim como ficou Matinhos”, disse. Segundo Ratinho Junior, ainda neste sábado (20) será dada a ordem de serviço para a duplicação do trecho entre Garuva e Guaratuba, e em janeiro será lançado o edital do Hospital de Matinhos.
O impacto econômico do programa também foi ressaltado pelo governador. De acordo com ele, o Verão Maior Paraná movimentou cerca de R$ 150 milhões no setor de serviços na última edição, e a expectativa para este ano é ainda maior. “A expectativa é que passe de R$ 200 milhões, segundo um pré-levantamento. Ano passado geramos três mil empregos diretos pelo Verão Maior Paraná e este ano é possível que a gente supere esse número, além do aumento no volume de turistas. Somos recordistas de turistas estrangeiros e esperamos crescer ainda mais, o que atrai muito investimento ao Estado”, destacou.
A programação do Verão Maior Paraná inclui ainda investimentos da Copel e da Sanepar, ações ambientais, iniciativas de inclusão como o Praia Acessível — com cadeiras anfíbias para pessoas com dificuldades motoras —, além de apresentações nos Palcos Sunset e diversas atividades culturais.