Paraná /
DIA A DIA

Semana começa chuvosa, mas termina com sol e calor no Paraná, prevê Simepar

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as tardes continuarão chuvosas até quarta-feira (04), e a partir de quinta (05) o tempo volta a ficar estável
Foto: SEES
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as tardes continuarão chuvosas até quarta-feira (04), e a partir de quinta (05) o tempo volta a ficar estável

Redação com AEN

02/02/26
às
10:37

- Atualizado há 17 segundos

Compartilhe:

Chuva e vento marcam o tempo no Paraná desde o primeiro dia de fevereiro. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as tardes continuarão chuvosas até quarta-feira (04), e a partir de quinta (05) o tempo volta a ficar estável e com temperaturas elevadas por todo o Estado. 

Um sistema de baixa pressão causou chuva e ventos fortes no domingo (1). Os maiores acumulados de chuva foram em Diamante do Norte (INMET) (38,6 mm), Cidade Gaúcha (INMET) (29,2 mm), Guaraqueçaba (24,2 mm) e Morretes (21 mm). As rajadas de vento mais fortes ao longo do domingo foram em Guaíra (63km/h às 15h30), Loanda (77km/h às 14h15), Maringá (68km/h às 14h15), Cidade Gaúcha (INMET) (74,9km/h por volta das 16h) e Marechal Cândido Rondon (INMET) (61,9km/h por volta das 16h).

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Em Curitiba, a chuva no início da noite de domingo foi forte em alguns bairros. As estações meteorológicas da prefeitura registraram em apenas 10 minutos volumes acumulados de 10,8 mm na CIC, 6,8 mm no Portão e 4,8 mm no Boqueirão.

As rajadas de vento foram de 54 km/h às 19h15 na estação meteorológica do Simepar em Curitiba, no Jardim das Américas, de 54,7 km/h às 19h20 no bairro Boa Vista (Prefeitura), e de 71,3 km/h às 19h no bairro Portão. Outras rajadas de vento fortes, de 54,4 km/h, foram registradas às 12h40 no Boqueirão e às 14h10 em Santa Felicidade pelas estações da prefeitura de Curitiba. 

“A semana segue com fluxo constante de ar quente e úmido sobre o Paraná, o que mantém a formação de nuvens de chuva, especialmente entre a tarde e a noite na maioria das regiões paranaenses”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

    Nesta segunda-feira (02), no Litoral, as temperaturas ficam um pouco mais amenas em função da cobertura de nuvens, ficando na faixa dos 25°C entre Matinhos e Guaratuba, e chegando aos 27°C em Paranaguá, Antonina e Morretes. Já em Foz do Iguaçu e Cascavel, as temperaturas chegam a 31°C e 30°C, respectivamente. No setor Norte do estado as temperaturas ficam entre 28°C e 29°C, e nos Campos Gerais e em Curitiba a previsão é de máxima de 27°C. 

    “As temperaturas seguem parecidas e a chuva deve acontecer de forma mais abrangente na terça-feira, pois o fluxo de ar quente e úmido vem da região Centro-Oeste do Brasil, passa pelo Paraguai e chega até o estado do Paraná de forma bem expressiva, mantendo essa formação de nuvens”, ressalta Lizandro. 

    Na quarta-feira (04), a chuva a tarde ainda deve ser registrada no Interior do Estado, e a intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico traz mais impactos para o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba. “Em Curitiba a previsão é de algumas rajadas de vento mais persistentes, enquanto que entre a Serra do Mar e as praias, além do vento, a chuva também fica com um pouco mais de intensidade, podendo ter alguns acumulados expressivos”, destaca Lizandro.

    A situação fica parecida no Leste na quinta-feira (05), com ventos e chuva perdendo força ao longo do dia. O Interior terá predomínio de sol. Na sexta-feira (06), finalmente, o tempo fica estável em todo o Paraná, e o predomínio do sol favorecerá a elevação das temperaturas. 

      SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

      Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

      TÁ SABENDO?

      DIA A DIA

      © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias