- Atualizado há 8 meses
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) acaba de lançar o Portal de Serviços de Validação de Documentos. A ferramenta permite que seja realizada a conferência de autenticidade e veracidade dos documentos emitidos digitalmente pela secretaria.
A conferência de autenticidade comprova que determinado documento foi realmente emitido pela SMS. A análise de veracidade comprova se o conteúdo do documento é o mesmo que foi emitido pela secretaria.
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“Está é uma ferramenta importante que traz agilidade e praticidade para quem precisa verificar a autenticidade e veracidade de um documento emitido pela SMS”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
São exemplos de documentos verificáveis no Portal: atestados, carteirinha de vacinação, comunicado de isolamento domiciliar e declarações emitidas por profissionais de saúde, entre outros.
É possível verificar somente documentos gerados a partir do dia 20 de fevereiro, após as 12h.
O Portal pode ser utilizado por qualquer instituição, empresa ou cidadão. Para utilizar o serviço, basta inserir no Portal o código do documento a ser verificado solicitado ou acessar o QR Code, e obter a validação de forma instantânea. Em caso de dúvidas ou divergência nos documentos, pode-se entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba pelo e-mail [email protected].
1 – Qual a finalidade do Portal de Validação de Documentos?
Este serviço foi desenvolvido para garantir que documentos emitidos digitalmente pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba sejam verificados para assegurar a sua autenticidade (conferência de fonte de emissão) e veracidade das informações neles contidas.
2 – Onde encontro o código do documento?
O código está localizado no canto inferior esquerdo do documento digital abaixo do QR Code, na frase “Informe o código xxxxxx”.
3 – O que fazer, em caso de dúvidas ou divergência nos documentos?
Entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba pelo e-mail [email protected]
4 – Quais são os documentos necessários para validação?
Documento no formato digital (PDF), emitido pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, contendo código do documento e/ou QR Code.
5 – Qual o prazo para se concluir a validação?
A validação ocorre na mesma hora em que solicitada, de forma instantânea.
6 – Existe alguma taxa para pagamento?
Não. A validação é gratuita.
7 – Existe horário de funcionamento do Portal para validação?
O portal está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
8 – O que fazer se o documento não for localizado no sistema do Portal?
Verificar se o número do código foi digitado corretamente. Para mais informações entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba, pelo e-mail [email protected]
9 – Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer pessoa que tenha recebido um dos documentos verificáveis, emitido digitalmente pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e precise verificar sua validade.
10- É possível utilizar somente o QR Code do documento para acessar o Portal?
Sim, é possível fazer a leitura do QR Code diretamente do documento, o que direcionará para o Portal.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba