
- Atualizado há 8 segundos
Roberto Freitas, conhecido como Betinho do Pico Paraná, participa de uma campanha do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná com orientações de segurança para quem faz trilhas em áreas de mata. A ação foi criada pela Secretaria da Comunicação do Governo do Estado e começa a ser veiculada nesta semana. (Assista ao vídeo mais abaixo)
Betinho ficou conhecido nacionalmente após se perder no Pico Paraná pouco antes do Réveillon. Na ocasião, as forças de segurança mobilizaram equipes de busca, e ele acabou conseguindo sair da mata por conta própria, sendo localizado em Antonina. Segundo o governo estadual, a participação dele na campanha foi voluntária e não teve custos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Com tom bem-humorado, a peça usa referências de temas populares na internet para ampliar o alcance das mensagens. Logo no início do vídeo, Betinho alerta: “Quer curtir o verão sem virar notícia? Então se ligue nessas dicas”.
Assista ao vídeo:
Em seguida, ele apresenta um checklist básico antes de qualquer aventura: buscar informações sobre a trilha, avisar alguém sobre o percurso, evitar ir sozinho e levar um kit de primeiros socorros.
“Essa campanha é um jeito de falar com mais pessoas sobre um assunto muito importante. Esse caso emblemático acendeu um alerta. A conscientização coletiva ajuda a garantir aventuras mais seguras”, afirma o diretor de Publicidade da Secom, Willian dos Santos Silva.
Além das trilhas, a campanha também reforça orientações aos banhistas durante o verão, como nadar próximo aos postos de guarda-vidas, respeitar as bandeiras de sinalização e evitar entrar no mar após consumir bebidas alcoólicas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, nesta temporada já foram realizadas cerca de 202 mil ações preventivas no Litoral do estado, incluindo 47 mil advertências voltadas à preservação da vida em praias e áreas com grande circulação de pessoas.