PUBLICIDADE
Brasil /
BRASIL

Seis cães são encontrados mortos no Rio Grande do Sul; polícia investiga

Animais tinham sinais de maus-tratos
Cães são encontrados mortos no município de Vera Cruz, interior do Rio Grande do Sul. Foto: Vigilância Sanitária/Divulgação
Animais tinham sinais de maus-tratos

Estadão Conteúdo

05/02/26
às
10:19

- Atualizado há 18 segundos

Compartilhe:

Seis cães foram encontrados mortos com sinais de maus-tratos na terça-feira, 6, em Vera Cruz, no interior do Rio Grande do Sul. O caso mobilizou as autoridades locais após uma denúncia.

A primeira diligência ocorreu na localidade de Linha Cipriano, após a Vigilância Sanitária receber um alerta sobre um animal enforcado por uma corrente. Ao chegarem ao endereço indicado, os fiscais confirmaram a morte de um cão sem raça definida.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

No decorrer da inspeção na região, na divisa dos municípios de Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, outros cinco cães foram encontrados mortos pelos agentes sanitários, em meio à vegetação. A Polícia Civil, que investiga o caso, suspeita que os cães tenham sido arremessados da ponte já mortos. “Tudo indica que os animais foram descartados neste local. As causas das mortes estão sendo investigadas”, disse o delegado Róbinson Palominio.

O vice-prefeito de Vera Cruz, Angelo Hoff, que acompanha as investigações, classificou o episódio como um caso isolado de extrema brutalidade. “Foi um ponto fora da curva, algo inacreditável”, disse.

De acordo com Hoff, embora a Vigilância Sanitária municipal atenda a uma demanda recorrente de denúncias de maus-tratos, que geralmente envolvem abandono, privação de alimento ou animais mantidos em correntes sob o calor intenso, a escala e a natureza das mortes registradas nesta terça-feira, 6, não têm precedentes na região. Segundo o vice-prefeito, a gravidade deste evento destoa completamente das ocorrências cotidianas enfrentadas pela prefeitura.

Investigação

No município de Selbach, no noroeste do Rio Grande do Sul, a Polícia Civil investiga a morte de pelo menos nove animais, sete cães e dois gatos, sob a suspeita de envenenamento.

“Os animais foram localizados em diversos pontos do município e em diferentes estados de decomposição, o que indica que as ações podem ter ocorrido de forma cronologicamente distinta”, explicou o delegado Márcio Marodin, responsável pelas investigações.

Os corpos dos animais foram encaminhados por voluntários a um médico-veterinário. O laudo pericial, que deve ser emitido nos próximos dias, será peça-chave para confirmar a substância utilizada e formalizar a causa das mortes no inquérito policial.

Entre as vítimas, havia animais que possuíam tutores e outros que viviam sob os cuidados da comunidade. A Polícia Civil já iniciou a coleta de depoimentos e busca por imagens de câmeras de monitoramento que possam ter registrado movimentações suspeitas nos locais onde os animais foram encontrados.

TÁ SABENDO?

BRASIL

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias