- Atualizado há 2 horas
Um eclipse lunar total, o segundo do ano, acontece neste domingo (7). O ápice do fenômeno, quando a Lua fica completamente dentro da sombra da Terra e adquire uma coloração avermelhada, é conhecido popularmente como Lua de Sangue.
De acordo com o Observatório Nacional, a tonalidade avermelhada se forma porque, mesmo encoberta pela sombra terrestre, a Lua ainda recebe luz solar filtrada pela atmosfera do planeta.
Embora o evento não possa ser visto diretamente no Brasil, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 12h (horário de Brasília), com comentários de astrônomos profissionais e amadores que integram o programa. A transmissão acompanhará todas as etapas do eclipse, com apoio de parceiros internacionais.
O cronograma do eclipse é o seguinte:
Segundo o Observatório Nacional, os eclipses lunares ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra, que possui duas regiões: a penumbra, parcialmente iluminada pelo Sol, e a umbra, totalmente escura. Quando a Lua adentra a penumbra, o eclipse é chamado de penumbral; ao entrar na umbra, ocorre o parcial; e, quando está completamente dentro da umbra, ocorre o eclipse total.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O órgão ainda destaca que quanto mais alinhados estiverem Sol, Terra e Lua, maior será a duração do eclipse total.