PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Secretário de Educação de Curitiba é exonerado; superintendente assume interinamente

A exoneração de Jean Pierre Neto da pasta da Educação é a segunda mudança no time de secretariado de Eduardo Pimentel
Jean Pierre Neto, que deixa o cargo de secretário da Educação. Foto: Valquir Aureliano/SMCS
A exoneração de Jean Pierre Neto da pasta da Educação é a segunda mudança no time de secretariado de Eduardo Pimentel

Redação Nosso Dia

21/02/26
às
7:45

- Atualizado há 2 minutos

Compartilhe:

A Prefeitura de Curitiba confirmou na noite desta sexta-feira (20) a exoneração do secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto, após reunião com o prefeito Eduardo Pimentel. Em nota oficial, o município não detalhou os motivos da saída e informou apenas a substituição no comando da pasta.

Segundo o comunicado, a superintendente de Gestão Educacional, Thalita Folmann da Silva, passa a responder interinamente pela Secretaria Municipal da Educação até que seja anunciada e nomeada a nova titularidade.

Jean Pierre Neto foi diretor jurídico da Secretaria de Educação do Estado do Paraná na gestão de Renato Feder e depois foi superintendente do Serviço Social Autônomo Paranaeducação. Entre 2023 e 2024, ele presidiu a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do estado de São Paulo — a convite do secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, que deixou a secretaria estadual no Paraná para assumir a pasta no governo de Tarcísio de Freitas.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A exoneração de Jean Pierre Neto da pasta da Educação é a segunda mudança no time de secretariado de Eduardo Pimentel após pouco mais de um ano de gestão. José Luiz Velloso foi exonerado da secretaria de Turismo em maio do ano passado, após omitir uma condenação em 2019 por improbidade administrativa. No início deste ano, o prefeito havia feito alterações pontuais — principalmente em cargos de 2º escalão.

Vereadora pediu mais transparência em plenário

A vereadora Laís Leão (PDT) se pronunciou após o anúncio e afirmou que a exoneração ocorre uma semana depois de ter cobrado explicações da prefeitura sobre denúncias envolvendo a área. Em nota, a parlamentar classificou a situação como “insustentável”, ressaltou o orçamento bilionário da Educação e defendeu mais transparência na gestão da pasta. O tema também foi abordado por ela em plenário no último dia 11.

Já a prefeitura informou que não há relação entre as manifestações da vereadora e a saída do secretário. De acordo com apuração, a decisão foi tomada em comum acordo.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias