PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Secretário da Fazenda diz que tarifaço de Trump fere relação internacional e enumera prejuízos ao Paraná

A declaração foi dada ao Portal Nosso Dia durante o Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná
O secretário da Fazenda (SEFA), Norberto Ortigara. Créditos: Orlando Kissner/Alep
A declaração foi dada ao Portal Nosso Dia durante o Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná

Redação Nosso Dia

23/07/25
às
14:06

- Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, disse que o tarifaço de Donald Trump é uma jogada política e fere qualquer conceito de boa relação internacional no comércio mundial. Em entrevista ao Portal Nosso Dia, na manhã desta quarta-feira (23), ele também falou sobre os prejuízos diretos ao Paraná.

A declaração foi dada durante o Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná à jornalista Universitária Vitoria Santin, do Portal Nosso Dia. Ortigara lembrou que os Estados Unidos são o segundo destino das exportações e grandes parceiros da economia do Paraná.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Eles têm superávit, ganham dinheiro em cima do Brasil. A decisão fere qualquer conceito de boa relação internacional, desde quando se construiu um comércio mais aberto no mundo. Isso retira capacidade competitiva” destacou.

Em seguida, o secretário falou sobre os setores que serão mais prejudicados. “Nós temos todo setor de madeira muito afetado, de painéis, de lâminas, papel e celulose, até o melzinho das abelhas que a gente exporta muito, carne, café, tudo se tornará muito mais caro para os americanos”, explicou.

Em seguida, Ortigara destacou os prejuizos que o tarifaço trará à economia do Paraná. “Se prevalecer essa jogada política do Trump, vai contribuir para redução de emprego, demissão de gente, redução da atividade economica. Eu acredito ainda em bom senso e negociação, que o Itamaraty velho e bom de guerra entre em campo e negocie, sob pena de termos um grandioso impacto”, concluiu.

Indústria anuncia paralisação

A BrasPine, indústria do segmento madeireiro, informou que irá ampliar o número de funcionários em férias coletivas. A medida decorre de dificuldades comerciais geradas pela imposição de tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Saiba mais clicando aqui.

As reportagens sobre a cobertura do Parlamento Universitário (PU) fazem parte de uma parceria entre a Assembleia Legislativa (Alep-PR) e o Portal Nosso Dia. O objetivo é proporcionar aos estudantes de jornalismo que fazem parte do PU a vivência na prática do exercício da Comunicação.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias