PUBLICIDADE
/
Uncategorized

Secretária de Saúde de Curitiba diz que ‘Atestado Consciente’ é um sucesso: “O profissional se sentia obrigado”

Foto: Levy Ferreira/SECOM

17/11/25
às
8:27

- Atualizado há 1 segundo

Compartilhe:

A secretária municipal de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, afirmou em entrevista ao Portal Nosso Dia, no último sábado, que a implantação do documento conhecido como ‘Atestado Consciente’ vem sendo um sucesso na rede pública. A medida, segundo ela, aprimora o cuidado com os pacientes e também com os profissionais da saúde, evitando pressão para que afastamentos do trabalho sejam emitidos sem motivo.

“Foi uma mudança que veio para ter um cuidado maior inclusive com o servidor. É uma campanha de atestado inteligente. Existia a nossa preocupação do embate dentro do consultório, porque o cidadão não entende que o atestado é baseado na técnica, em um código nacional de doenças e nem sempre há a indicação para o atestado. O profissional se sentia na obrigatoriedade de dar esse atestado”, explicou Tatiane.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A secretária destacou que o objetivo é reforçar que a emissão do documento não é automática, mas depende de critérios técnicos do atendimento médico. “Nós sentimos uma melhora e agradecemos a população que nos apoia. O profissional responde por isso, é um código de ética médica. Vejo uma mudança na conduta do cidadão. Estamos colocando os mesmos materiais nas unidades de saúde”, completou.

Ela também comentou sobre os dias em que há maior procura por atendimentos relacionados à emissão de atestados. “Os maiores dias são as segundas e terças-feiras. Já observamos uma redução e ficamos felizes porque várias cidades nos procuraram e estão utilizando esse documento do atestado consciente”, afirmou.

Ao falar sobre o impacto nas unidades de pronto atendimento, Tatiane reforçou que o sistema busca priorizar casos mais urgentes. “Segunda-feira é um dia de grande volume de atendimento nas UPAs. A razão de existir é urgência e emergência. Pacientes com queixas leves acabam prejudicando ou tumultuando a sala de espera, aumentando o tempo de espera. Temos o Saúde Já por telefone para atendimento ou agendar na Unidade Básica de Saúde. Atestado só vai ser fornecido para quem tem critério para afastamento do trabalho”, garantiu.

O Atestado Consciente vem sendo divulgado pela Secretaria de Saúde com materiais informativos nas unidades e orientação para que a população procure os serviços de acordo com o quadro clínico, evitando a sobrecarga dos atendimentos de urgência.

TÁ SABENDO?

Uncategorized

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias