
- Atualizado há 7 meses
Durante a audiência pública de prestação de contas sobre o SUS de Curitiba, referente ao primeiro quadrimestre de 2025, a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, confirmou a intenção da criação de duas novas Unidades de Pronto Atendimento, nos bairro Santa Felicidade e na Matriz (Centro de Curitiba).
Presidente da Comissão de Saúde, o vereador Sidnei Toaldo (PRD) questionou quando a UPA de Santa Felicidade sairá do papel. Em resposta, a secretária informou que a Prefeitura ainda está “definindo o terreno [para a obra]”. “Uma notícia boa é que o estado se dispôs a apoiar com recursos a construção das duas UPAs: Santa Felicidade e Matriz. Como entendemos a urgência na rede, estamos avaliando inclusive estruturas físicas para locação”, disse.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Conforme a gestora, se a SMS identificar rapidamente um local adequado para comportar uma UPA, a intenção é locar e adaptar o imóvel, para que a unidade entre em funcionamento o quanto antes. “A construção demanda uma parte burocrática mais longa.”
Questionada pelo vereador Serginho do Posto (PSD) sobre a previsão da reforma da UPA Cajuru, Tatiane Filipak respondeu que a unidade será a próxima a passar por obras. Contudo, como o projeto é de grande porte, será necessário fechá-la, o que deve ocorrer somente a partir do segundo semestre de 2025, após o período de sazonalidade das doenças respiratórias.
“Ela é uma das UPAs que mais atende à população e será bastante beneficiada com o novo modelo. Mas isso só acontecerá após as mudanças estruturais internas, como ocorreu nas UPAs do Fazendinha, Pinheirinho e Boqueirão.”
