
- Atualizado há 13 segundos
A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, no Oeste do Paraná, instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar com rigor o caso em que uma criança de quatro anos foi entregue por engano a uma família errada em uma escola da rede municipal. A informação foi confirmada pela secretária de Educação, Gislaine Buraki, que detalhou as providências adotadas após o episódio.
Segundo a secretária, o PAD vai investigar todo o procedimento adotado pela instituição de ensino, com análise imediata das falhas e foco no reforço da segurança dentro das escolas. “Assim que a situação foi identificada, a unidade escolar adotou as medidas iniciais e comunicou oficialmente a Secretaria de Educação para que as providências cabíveis fossem tomadas”, disse.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O caso ocorreu no dia 6 de fevereiro, segundo dia do ano letivo, na Escola Municipal Artur Carlos Sartori, no bairro Santa Felicidade. Na ocasião, uma menina chamada Aurora, filha da professora de dança Tamara Priscila Gonçalves da Luz, foi entregue a um homem que acreditava estar buscando a neta, outra aluna da escola que também se chama Aurora.
O homem, um idoso com apenas 3% da visão, só percebeu o erro ao chegar em casa e retornou imediatamente à escola com a criança. A partir do retorno do avô acompanhado da mãe da menina, a escola entrou em contato com a família para registrar o ocorrido em ata e prestar os esclarecimentos necessários.
De acordo com Gislaine Buraki, além da apuração administrativa, a Secretaria de Educação também está revisando os protocolos de segurança e discutindo medidas coletivas para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer. “A mãe da criança será atendida pela equipe da pasta para esclarecimento dos fatos e também será oferecido atendimento psicológico, incluindo escuta especializada à criança”, pontuo.
A secretária reforçou que o foco do processo é garantir a segurança dos alunos, apurar responsabilidades e aprimorar os procedimentos adotados nas instituições de ensino da rede municipal.