- Atualizado há 24 segundos
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba promove, neste sábado (10/5), o Dia D de Vacinação e amplia, a partir desta data, a imunização contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade. A decisão segue a nova orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – até então, o imunizante contra a gripe estava disponível apenas para públicos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.
Além de ampliação de público, o Dia D terá um reforço no número de pontos de vacinação e acréscimo no horário de funcionamento. Em vez de 11, serão 23 pontos de vacinação disponíveis das 8h às 15h – uma hora a mais que o previsto inicialmente.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“O objetivo é aproveitarmos a mobilização em torno do Dia D de Vacinação para imunizarmos o maior número de pessoas possível contra a gripe, protegendo a nossa população do vírus influenza”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
Quem não puder comparecer ao Dia D poderá procurar um dos 109 pontos de vacinação da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, em unidades de saúde. É possível conferir no site Imuniza Já o endereço e os horários de funcionamento.
Desde o início da imunização, em 1 de abril, até esta segunda-feira (5/5), foram aplicadas 172 mil doses da vacina contra influenza no público prioritário, em Curitiba. A cobertura do público de rotina (pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes) da vacinação contra a gripe estava em 26%.
“O público prioritário é mais vulnerável e suscetível a complicações pela doença. Embora a vacinação seja ampliada para todos, é importante que especialmente as pessoas que façam parte deste grupo não deixem se imunizar”, explica a secretária. “A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação”, completa.
Em 2024, foram 52 mortes por influenza em Curitiba – este número só é menor do que o registrado em 2009, durante a pandemia do A H1N1, quando ocorreram 53 óbitos por gripe. Das 52 mortes ocorridas em 2024, 50 foram de pessoas com 60 anos ou mais, 49 tinham algum tipo de comorbidade e 41 não tinham se vacinado.
Durante o Dia D, além da vacina contra a gripe para todos com 6 meses ou mais, serão oferecidas todas as vacinas do calendário de rotina (confira no site Imuniza Já Curitiba o calendário completo). O objetivo da vacinação no sábado é oportunizar às crianças e suas famílias horários alternativos, para que todos coloquem a carteira vacinal em dia.
Ao buscar a vacina contra a gripe, é importante verificar se há algum imunizante em atraso e aproveitar a passagem pela unidade de saúde para se proteger contra outros vírus. Não há contraindicação em receber mais de um imunizante no mesmo dia.
Entre as vacinas de rotina oferecidas estão: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY, DTP (tríplice bacteriana), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela e covid-19, aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
23 unidades de saúde vão abrir no próximo sábado (10/5), das 8h às 15h, para vacinação.
Regional CIC
Regional do Portão
Regional Matriz
Regional Boa Vista
Regional Santa Felicidade
Regional Boqueirão
Regional Bairro Novo
Regional Cajuru
Regional Tatuquara
Regional Pinheirinho
*Com informações da Prefeitura de Curitiba