
- Atualizado há 18 segundos
Garrafas de vidro, copos plásticos e restos de embalagens e de alimentos, latas de alumínio, hastes de fogos de artifícios. Estes são os itens que os 181 trabalhadores contratados para a operação de limpeza da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) durante o Verão Maior Paraná mais recolheram desde o início da manhã desta quinta-feira (1º), o primeiro dia de 2026.
Ao total, as equipes tiraram das areias 8,8 toneladas de materiais recicláveis e descartáveis deixados à beira-mar, três toneladas a mais que a média diária de resíduos recolhidos em dez dias de operação, que é realizada em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Promovemos essa operação de limpeza há mais de uma década nas praias paranaenses com o objetivo de dar o exemplo para que o veranista também recolha o próprio lixo e contribua para a preservação do ambiente marinho. Ao fazer isso, também está promovendo o próprio conforto, em areias livres de sujeira”, destaca o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.
Ele destaca ainda a dificuldade que esses trabalhadores – moradores do Litoral e contratados temporariamente pela Sanepar para esta tarefa – enfrentam para deixar a praia limpinha. “É um trabalho árduo, sob o sol forte, caminhando sobre a areia escaldante, e a colaboração de todos é essencial. Gerenciar corretamente o próprio lixo é um ato de respeito não só com o meio ambiente, mas também com o próximo”, complementa.
Além de garantir a balneabilidade e o conforto dos veranistas, o projeto movimenta a economia local através da geração de emprego e renda.
75,6 TONELADAS EM 14 DIAS – Na atual temporada, o trabalho de recolhimento de lixo começou em 19 de dezembro, segue até 23 de fevereiro e já soma 75,6 toneladas.
Todo o material recolhido é separado entre os que não são mais utilizáveis, que são destinados ao descarte correto, e os que são recicláveis, encaminhados para a Associação de Coletores de Pontal do Paraná (Ancoresp), que realiza a separação e comercializa os materiais.
INVESTIMENTOS – A limpeza das praias faz parte de um pacote maior de investimentos da Sanepar para a temporada. Estão sendo aportados R$ 25 milhões em ações diretas como reforço de 15 reservatórios contêineres, contratação de 24 caminhões-pipa e 31 geradores de energia elétrica.
O controle em tempo real das redes foi reforçado com 130 pontos de telemetria, sendo 100 deles na rede de água e 30 na rede de esgoto.
Além do maquinário pesado, a Sanepar aposta em inovação sustentável. Inspirados no sucesso da ecobarreira de Curitiba, colaboradores da Companhia realizaram, de forma voluntária, a instalação de uma ecobarreira em Matinhos, utilizando materiais recicláveis para conter resíduos flutuantes.