- Atualizado há 3 dias
O Domingo no Centro deste fim de semana terá mais de 30 atrações e atividades gratuitas para a população. O destaque fica por conta do Amigo Bicho, que disponibilizará 20 cães para adoção, além de oferecer microchipagem gratuita de pets. Durante o evento, o prefeito Eduardo Pimentel irá sancionar a lei que permite o embarque de cães e gatos de pequeno porte nos ônibus, nas estações-tubo e nos terminais da capital paranaense. O projeto, de autoria do vereador Tico Kuzma (PSD), foi aprovado em meados de março na Câmara Municipal de Curitiba.
Outro chamariz do evento, que reúne entretenimento, cultura e serviços, são as atividades da Semana Municipal do Autismo, realizadas em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Serão ofertadas gratuitamente para todas as crianças oficinas de dança, camarim de pintura e grafite.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O evento acontece das 9h às 15h, na Rua Emiliano Perneta, que fica fechada para carros no trecho entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nácar para que os moradores aproveitem o Centro para passear em família e se divertir com as atividades preparadas pela Prefeitura.
O Domingo no Centro foi lançado no dia 9 de março pelo prefeito Eduardo Pimentel e abriu as comemorações aos 332 anos da cidade. A programação integra o Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da história da cidade, que une segurança reforçada, obras de modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural.
No Domingo no Centro, o Amigo Bicho terá 20 cães disponíveis para adoção. Todos são da ONG Instituto Fica Comigo e são provenientes de um resgate coletivo que aconteceu em janeiro de 2023, num imóvel na Rua Mateus Leme, no bairro São Lourenço, em Curitiba. Todos os cães estão vacinados, microchipados, saudáveis e esperando uma família para compartilhar amor e companheirismo.
Também haverá microchipagem gratuita. A ação é para garantir mais segurança e facilitar a localização dos animais em caso de perda. Saiba mais sobre o microchip.
O Domingo no Centro marca uma das primeiras atividades da Semana Municipal da Conscientização sobre o Autismo, que faz parte do calendário oficial de Curitiba e é promovida pelo Departamento da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.
No evento deste domingo, a tenda da FCC irá oferecer atividades culturais e artísticas voltadas à inclusão, oferecendo experiências sensoriais e criativas para crianças, jovens e adultos autistas. A equipe da Gibiteca de Curitiba vai montar um camarim especial de maquiagem de terror para o público. A ideia é levar um pouco da atmosfera da famosa Zombie Walk, tradicional no Carnaval de Curitiba para o centro. Para completar a experiência “zumbística”, além da maquiagem, haverá ainda oficina de dança e expressão corporal com o mesmo tema. As atividades são inclusivas, proporcionando experiências sensoriais e criativas para crianças, jovens e adultos autistas.
Também está prevista oficina de grafite com Fulvio Pacheco e a equipe do Memorial Paranista vai oferecer atividades de arte escultural com temas da cidade. Durante a oficina, o artista Rafael Sartori fará uma escultura gigante em tempo real. A ideia é que o público acompanhe as etapas do processo escultórico.
Lembrando ainda que na tenda da FCC terá o projeto Tuboteca, que promove a leitura por meio da distribuição gratuita de livros, incentivando o acesso à cultura e à literatura.
Além da programação de oficinas, no dia 30 de março, o palco do Domingo no Centro leva ao coração da cidade espetáculos infantis, música e palhaços. A programação abre às 10h, com o grupo curitibano É No Choro Que Eu Vou, com uma apresentação instrumental de um dos gêneros mais tradicionais da música brasileira. Na sequência a Família Folhas volta a se apresentar e destacar para os curitibanos a importância da separação do lixo.
A partir das 11h30 é a hora de dar risada com o Circo Cia dos Palhaços no Concerto em Ri Maior. O espetáculo envolve o público em uma divertida experiência repleta de música, improvisação e participação ativa. Na sequência tem apresentação do grupo folclórico Wisla, que apresenta um espetáculo de dança tradicional que homenageia a cultura polonesa.
Do folclore para o universo zumbi. Às 13 horas, acontece da dança Zombie no palco e a programação fecha com a apresentação da Sapato Furado Orquestra, que traz a tradição dos bailes de salão e das grandes orquestras dançantes. Com uma formação clássica, a orquestra interpreta ritmos como samba de gafieira, samba de breque, choro e maxixe, promovendo um espetáculo musical refinado e cheio de energia.
O Domingo no Centro mais uma vez terá muitos brinquedos à disposição das famílias, como cama elástica, circuito de bicicletas, jogos gigantes, gangorra inclusiva, circuito de bikes, entre outros. Também haverá estrutura de apoio para os ciclistas. Além da pista exclusiva para circulação na Rua Marechal Deodoro, na Praça Zacarias, fica montada uma estrutura de apoio com ferramentas, paraciclos e bomba de ar.
Devido ao sucesso do último domingo, os colecionadores do álbum Curitiba em Figurinhas novamente poderão aproveitar a troca de figurinhas com a presença do autor Simon Taylor.
Na tenda da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), ao longo do dia, serão distribuídas mudas de árvores e o público fica convidado para participar das oficinas gratuitas de compostagem, às 9h30 e às 13h.
O Domingo no Centro tem ainda uma quadra repleta de opções gastronômicas, exposição de carros antigos e barraquinhas com produtos de artesanato. As Secretarias do Desenvolvimento Humano, da Saúde, da Mulher, e o Departamento de Trânsito e a Urbs também estão espalhadas pelo evento com interações com o público, material informativo e. serviços, como cartão transporte
E para quem quer uma cidade ainda melhor, o programa de consultas públicas Fala Curitiba terá atendimento no local, para que a população possa sugerir melhorias para os bairros e o Centro.