- Atualizado há 8 meses
Dias após da confirmação de sua reeleição para vereador em São José dos Pinhais, Samuel Pinheiro (Podemos) embarcou para Brasília, a capital da oportunidade. A ida é uma tentativa de fortalecer projetos municipais por meio de recursos federais. “Viagem muito produtiva, fizemos incursões, tanto em ministérios, quanto em gabinetes de deputados, de senadores. Agendas produtivas e que trarão, em breve, muitos benefícios a nossa população são-joseense”, disse Samuel. O vereador é o parlamentar que mais atraiu recursos e emendas para São José dos Pinhais, nos últimos quatro anos.
A ida de Samuel à Brasília teve uma agenda fixa que começou no Instituto Rui Barbosa, com presença de autoridades, diante de tema importantes para gestores municipais, como capacitação e melhores ações nas atividades legislativas. “Quanto mais estivermos preparados para aquilo que exercemos, mais conseguiremos, de fato, atuar para melhorar a vida das pessoas”, acredita Samuel Pinheiro.
Nessa esteira de trabalho, as visitas aos ministérios foram estrategicamente pensadas em captação de recursos. No Ministério da Educação, Samuel Pinheiro participou de conversas sobre projetos voltados à educação básica e ao fortalecimento de iniciativas educacionais na cidade. “A ideia é buscar recursos para aprimorar a infraestrutura das nossas escolas e também a ampliação de programas de desenvolvimento infantil”, defende ele.
A APAE de São José dos Pinhais recebeu uma atenção especial na conversa entre Samuel Pinheiro e representantes do Ministério da Assistência Social. Esse encontro, além de reforçar iniciativas para a uma ampla rede de proteção social por meio de programas às famílias em vulnerabilidade, também destacou projetos para a APAE do município metropolitano.
“Esses encontros confirmaram nossas defesas pela cidade de São José dos Pinhais, por meio de contatos, solicitações. Trouxemos aqui a importância de investir em bons projetos e programas, como na APAE e outras instituições que trabalham pela defesa da pessoa com deficiência, na área social. Também emendas parlamentares para a construção de escolas e CMEIs, aquisição de vans adaptadas para o transporte de deficientes, de cadeirantes, projetos de lei embrionários, mas que darão certo com muito trabalho, com certeza”, destaca Samuel.
Criador de um projeto de lei que direciona as políticas públicas para o turismo de São José dos Pinhais, Samuel Pinheiro colocou também como prioridade a ida ao Ministério do Turismo. “Precisamos defender projetos que atraiam recursos para essa área em nosso município. A ideia é fortalecer o turismo, seja rural, religioso, de experiência, para que a cidade entre em um foco de desenvolvimento e atraia pessoas. Temos potencial para isso”, acredita.
Além disso, o vereador ainda esteve no Minitério da Saúde pleiteando melhorias na atenção básica do município, e também uma visita a TCB (Sociedade do Transporte Coletivo de Brasília. “Conhecemos o projeto DF Acessível, uma iniciativa de inclusão voltada ao transporte de pessoas com deficiência. O projeto despertou interesse pela sua aplicabilidade em São José dos Pinhais porque aumenta a mobilidade e acessibilidade no transporte público da cidade”, detalha. “Tive boa recepção em todos os locais que visitei. Estar lá e poder apresentar algumas demandas pessoalmente é muito melhor porque conseguimos mostrar e detalhar algumas necessidades que cada projeto tem”, completa o vereador.
Brasília também recebeu Samuel Pinheiro em amplas e diferentes frentes. Ele esteve nos gabinetes dos deputados federais Luiz Carlos Hauly, Toninho Wandscheer, Felipe Barros e Luciano Ducci. As diversas pautas se estenderam a Instituição Ecosorriso, infraestrutura e saúde de São José dos Pinhais, desenvolvimento de iniciativas tecnológicas e educacionais e a busca de emendas para que o município adquira duas vans adaptadas para cadeirantes.
Já no Senado, Samuel Pinheiro foi recebido pelos senadores Oriovisto Guimarães e Flávio Arns para captação de recursos para projetos sociais e de acessibilidade. A conversa teve bastante receptividade, ampliando para o futuro da política do Estado do Paraná. “A viagem a Brasília foi produtiva, fortalecendo o relacionamento com lideranças políticas e ministérios federais. Os próximos passos incluem o acompanhamento das solicitações de emendas parlamentares e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para a execução de projetos aqui para São José dos Pinhais”, diz.
E como 2026 é logo ali, Samuel Pinheiro entende que há caminho para ampliar as lutas e representar o estado do Paraná. “Estamos em um processo de construção, já estou me colocando como pré-candidato a deputado, ainda não definimos se é estadual ou deputado federal. Mas, mais do que nunca, eu vejo a importância de nós termos bons representantes, em Brasília, que tenham articulação, que saibam conversar, que tenham essa mesma premissa que eu tenho: que é a de construir pontes e não muros. Pessoas que saibam o que estão fazendo, estejam preparados para isso”, enxerga.
Junto do vice-presidente nacional do Podemos, Pastor Everaldo, Samuel Pinheiro teve carta branca na discussão pela pré-candidatura à deputado. “Reforçamos o apoio do partido e alinhamos estratégias para uma futura campanha. Tenho preparo, sou formado em administração, pós-graduado em gestão pública e tenho feito aqui o meu mandato com muita eficiência, trazendo muitos resultados. Acredito estar preparado para representar São José dos Pinhais em Brasília, se assim for desejo da população como deputado federal ou aqui no Paraná, na Assembleia Legislativa”, finaliza.