- Atualizado há 8 horas
Athletico, Coritiba, Operário e outros 29 clubes das Séries A e B declararam apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A manifestação pública foi divulgada neste sábado (17), um dia após a entidade anunciar a abertura do processo eleitoral para escolha do novo presidente, oito vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal, com mandato entre 2025 e 2029. A eleição está marcada para o próximo dia 25 de maio.
O pleito foi convocado em cumprimento a uma decisão judicial que determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues do comando da CBF na última quinta-feira. No total, 32 dos 40 clubes das Séries A e B assinaram o manifesto. Não aderiram Palmeiras, Grêmio, Botafogo, Vasco, Remo, Athletic Club, Volta Redonda e Paysandu.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No texto, os clubes apontam uma crise de liderança na CBF e criticam a falta de diálogo, a instabilidade institucional e o que chamam de desprezo ao protagonismo dos clubes. “Estamos perdendo todas as partidas que acontecem fora do campo. Falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito. E falta o principal: o protagonismo dos Clubes”, diz o manifesto.
O documento também repudia o curto prazo para registro de chapas — apenas quatro dias — e a escolha de um domingo, com rodada do Brasileirão, para a realização da votação. Os clubes argumentam que as decisões da entidade não podem continuar sendo tomadas sem envolvimento direto dos principais responsáveis pela estrutura do futebol nacional: os próprios clubes.
A candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, é vista por esse grupo como um caminho para reconstrução e maior representatividade no comando do esporte. No encerramento, o texto reafirma a união dos clubes na defesa de um processo transparente, digno e com responsabilidade. “Os Clubes estão em campo. Por um novo futebol no Brasil.”