
- Atualizado há 13 segundos
Em diversos pontos da cidade, as árvores do Natal de Curitiba 2025 despertam a atenção de moradores e turistas. São mais de 50 belas estruturas em forma de pinheiros com milhares de pontos de luz, folhagens artificiais e estrelas no seu topo, mas podendo também serem “vivas”, como as do Centro Histórico e do Jardim Botânico, enfeitadas com 7,5 mil vasinhos de flores de sálvias vermelhas (cada). Moradores e turistas poderão visitá-las até o dia 6 de janeiro.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Parque Mágico do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível
Com 35 metros de altura, a árvore de Natal do Parque Mágico do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível é a maior de toda a temporada natalina e se destaca na ilhota do Parque Barigui. Além dela, outra árvore iluminada foi instalada na rotatória da Rua Cândido Hartmann, em uma das entradas do parque.
Onde: Parque Barigui, Santo Inácio.

Asilo São Vicente de Paulo
O painel da artista plástica curitibana Ida Hanemann normalmente chama a atenção de quem segue pela via rápida para o Cabral ou Santa Cândida. Até o dia 6 de janeiro, o pequeno largo do Asilo São Vicente de Paula está ainda mais bonito com uma árvore iluminada de 12 metros de altura.
Onde: Rua São Vicente, 100, Juvevê.
Avenida Cândido do Abreu/Prefeitura
A arquitetura modernista do Centro Cívico ganhou um belo toque natalino com o brilho da árvore de Natal de 18 metros de altura da rotatória da Avenida Cândido de Abreu, próximo à sede da Prefeitura. Com o pôr do sol, a estrutura embeleza a região graças às 40 mil microlâmpadas de LED na cor verde. A árvore de Natal da Cândido de Abreu tem patrocínio da Volvo.
Onde: Rotatória em frente ao Palácio 29 de Março – Avenida Cândido de Abreu, 886, Centro Cívico.
Bosque Alemão
As seis estrelas de Belém, o contorno todo iluminado do nostálgico portal e o Oratório de Bach transformado em Casa do Pão de Mel já seriam boas razões para visitar o Bosque Alemão. Mas o espaço verde possui ainda uma árvore iluminada de 12 metros de altura para encantar ainda mais o local.
Onde: Rua Nicolo Paganini, s/n, Vista Alegre.
Rua XV de Novembro e outros calçadões
O calçadão mais famoso de Curitiba não poderia deixar de receber sua árvore de Natal, que integra este ano o Natal O Boticário na Rua XV de Novembro. Com 20 metros de altura, a iluminação especial torna toda a região ainda mais lúdica à noite. Além da decoração na Rua XV de Novembro, no Centro, outros calçadões recebem árvores de Natal, como o do Bairro Água Verde e do Sítio Cercado.
Onde: Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Av. Marechal Floriano Peixoto e a Praça Osório. Calçadão do Água Verde, Avenida Rep. Argentina, 2056, Água Verde. Calçadão do Sítio Cercado, Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3700, Sítio Cercado.
Câmara Municipal de Curitiba
Uma árvore de Natal de 12 metros adorna o jardim e a fachada do edifício histórico que sedia o Legislativo Municipal. Além disso, a construção ganha uma iluminação toda especial até o dia 6 de janeiro.
Onde: Palácio Rio Branco (Praça Eufrásio Corrêia, s/n, Centro).

Igrejas pelos bairros
Diversas igrejas receberam árvores de Natal em sua decoração. Destaque para a do Umbará, que recebeu uma iluminação cênica, composta por 118 luminárias de LED, e uma árvore de 8 metros que complementa o belo cenário do centro religioso. Também no local está o presépio em tamanho real restaurado pela Fundação Cultural de Curitiba. Além do templo religioso do Umbará, as Igrejas do Santa Cândida, Capão Raso, Hugo Lange e Perpétuo Socorro receberam árvores iluminadas, todas com 8 metros de altura.
Onde: Igreja do Umbará: Rua Nicola Pellanda, 5.000, Umbará. Igreja Santa Cândida: Rua Padre João Wislinski, 755, Santa Cândida. Igreja do Capão Raso: Rua Albino Vico, 32, Capão Raso. Igreja do Perpétuo Socorro: Praça Portugal, s/n, Alto da Glória. Igreja do Hugo Lange: Rua Pres. Rodrigo Otávio, 1650, Hugo Lange.

Jardim Botânico
O Jardim Botânico ganhou uma árvore de Natal “viva” de 11 metros de altura, com iluminação especial, e 7,5 mil vasinhos de sálvias vermelhas. A imponente estrutura faz uma composição única com a Estufa do Jardim Botânico e uma estrela de Belém de 30 metros de comprimento. Até 23 de dezembro ainda ocorre o espetáculo O Sonho do Papai Noel (19h30).
Onde: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, Jardim Botânico.
Largo da Ordem
Junto ao bebedouro do Largo da Ordem, uma árvore de Natal de 8 metros e cinco mil vasinhos de sálvia se destaca sob o belo manto de luz instalado no alto das construções históricas. Também não deixe de apreciar as guirlandas coloridas que embelezam os prédios do Centro Histórico. Nas Ruínas de São Francisco, uma árvore de Natal de luz de 12 metros completa o cenário.
Onde: R. Dr. Claudino dos Santos, São Francisco.

Árvores nos Memoriais
O Memorial Paranista, no São Lourenço, ganhou uma decoração que valoriza as linhas contemporâneas do complexo e a árvore de 12 metros com milhares de pontos de luz na cor verde. Além dele, o Memorial Ucraniano, no bairro São João, e o Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, recebem árvores de 12 e 15 metros, respectivamente. A do Largo da Ordem fica no interior do memorial.
Onde: Endereços: Memorial Paranista: Rua Mateus Leme, 4700, São Lourenço. Memorial Ucraniano: Av. Fredolin Wolf, 1870, Pilarzinho. Memorial de Curitiba: Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco (Largo da Ordem).
Mercados Municipais
No Mercado Municipal do Capão Raso, a colorida árvore de Natal de crochê encanta pelos seus sete metros de altura e mais de 1.500 peças de crochês feitos à mão por cerda de 600 voluntários da ONG curitibana Lucianas & Marias. Já o Mercado Municipal do Centro, próximo a Rodoferroviária, recebe adornos natalinos junto a uma árvore de 8 metros.
Onde: Mercado Municipal do Capão Raso, Rua Otto Cabel, 51, Capão Raso (em frente ao terminal). Mercado Municipal do Centro: Avenida Sete de Setembro, 1865, Centro.
Natal da Família Moletta
Atração do bairro Umbará, a Rua Iluminada da Família Moletta propõe uma decoração medieval para suas alegorias, entre elas, a árvore de Natal que surge no centro do castelo de LEDs.
Onde: Rua Nicola Pellanda, 5962, Umbará.
Parque Tanguá
O Parque Tanguá recebe três árvores de Natal com 20 metros cada. Sobre os espelhos d’água do Jardim Poty Lazzarotto e em frente ao belvedere, as árvores reluzem verde com 50 mil microlâmpadas de LED, formando uma composição única. O local ainda recebe até o dia 6 um nostálgico carrossel.
Onde: Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão.
Parque Lago Azul
No Parque Lago Azul, no Umbará, as novidades até janeiro são adornos natalinos e uma árvore iluminada de 12 metros na sua entrada. Aproveite o passeio apreciar o belo espelho d’água, trilhas, pequenos pássaros e outros animais (coruja, pica-pau, beija-flor, João-de-barro, sabiá, preá, nútria, gambá e outros) e vegetação exuberante.
Onde: Rua Colomba Merlin, 831, Umbará.
Passeio Público
Com atrações durante o dia e a noite, o Natal Condor no Passeio ainda traz uma decoração especial com destaque para a árvore de luz de 15 metros, que parece flutuar em uma das ilhotas do lago. O local ainda recebe o carrossel e o trenzinho sobre trilhos até 6 de janeiro.
Onde: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro.

Praça Santos Andrade
Uma árvore de Natal de luz de 20 metros, duas outras árvores de 18 metros (em frente a UFPR) estão dispostas no jardim da praça, onde decorações interativas também se espalham para entreter, em especial às crianças e seus pais. Além da Santos Andrade, outras praças tem belas estruturas: Praça da Espanha, no Batel; Praça das Nações, no Alto da XV; na Praça Oswaldo Cruz, no Centro e Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho.
Onde: Praça Santos Andrade, Centro. Praça da Espanha, Rua Coronel Dulcídio, s/n, Batel. Praça das Nações, Avenida Marechal Humberto de A C Branco, 2, Alto da XV. Praça Oswaldo Cruz, Centro. Praça Zumbi dos Palmares, Rua Lothário Boutin, 374, Pinheirinho.
Santa Felicidade
Quem visita o bairro mais italiano de Curitiba será surpreendido, ao passar pela Avenida Manoel Ribas, com o famoso portal de Santa Felicidade todo decorado com contorno de luz e também com a árvore de luz de 12 metros de altura instalada próximo à entrada da sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Na rotatória da Manoel Ribas, uma segunda árvore de luz de 12 metros. Ainda há uma terceira árvore, de 6,5 metros, em frente à Igreja de São José e Santa Felicidade.
Onde: Avenida Manoel Ribas, até o 6252, Santa Felicidade.
Sesc Paço da Liberdade
Próximo a Rua XV de Novembro, o Sesc Paço da Liberdade recebe uma imponente árvore de 12 metros de altura, que se une à decoração exuberante da primeira sede da Prefeitura de Curitiba.
Onde: Praça Generoso Marques, s/n, Centro.
Ruas da Cidadania
As árvores de Natal nas regionais estão dispostas nas 10 Ruas da Cidadania de cada regional administrativa. Variando entre 6 a 12 metros, os reluzentes pinheiros iluminados se unem a rosários e outros adornos festivos expostos nas dependências das edificações.
Onde: Confira os endereços no site da Prefeitura de Curitiba.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba