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“Rodovias de primeiro mundo”, diz Ratinho Junior em anúncio de triplicação da BR-277

Durante o lançamento, o governador Ratinho Junior destacou que a obra marca um novo patamar de infraestrutura para a Região Metropolitana de Curitiba
Foto: Jonathan Campos/AEN
Durante o lançamento, o governador Ratinho Junior destacou que a obra marca um novo patamar de infraestrutura para a Região Metropolitana de Curitiba

Geovane Barreiro e Angelo Binder

12/12/25
às
13:53

- Atualizado há 4 horas

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O Governo do Paraná deu início, nesta sexta-feira (12), às obras de ampliação da BR-277 no trecho entre Curitiba e São José dos Pinhais. O projeto prevê a duplicação e implantação de faixas adicionais ao longo de 32 quilômetros, entre o Jardim Botânico, na capital, e a região da Borda do Campo, no município vizinho. As intervenções incluem também 15 quilômetros de ciclovias, vias marginais, alargamento de obras de arte especiais, estruturas de contenção e uma nova passarela para pedestres.

Durante o lançamento, o governador Ratinho Junior destacou que a obra marca um novo patamar de infraestrutura para a Região Metropolitana de Curitiba. Segundo ele, o projeto inicia “uma transformação que coloca o Paraná no padrão de rodovias de primeiro mundo, com três pistas, ciclovia para cuidado com os nossos ciclistas, cuidado com o pedestre e obras de arte para evitar interseções em nível”.

O governador ressaltou que a ampliação integra o pacote bilionário de investimentos do Estado e das concessionárias nas rodovias paranaenses. “Estamos ampliando a capacidade de carga da 277 dentro daquele pacote de investimento bilionário, parte com o dinheiro público e parte com as concessões. Essa é mais uma etapa. Hoje iniciamos o trecho do Jardim Botânico até a Borda do Campo, a primeira fase já licenciada ambientalmente”, disse.

Ele confirmou também que, na próxima semana, será anunciada em Irati a duplicação da BR-277 no sentido interior, “num processo que vai até Foz do Iguaçu, fazendo a duplicação total”.

As obras são conduzidas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pelo Lote 2 das concessões rodoviárias do Paraná. A previsão é de mobilização de mais de 700 trabalhadores diretos e indiretos. O cronograma oficial indica conclusão até 2027, com execução em frentes simultâneas.

Em paralelo ao início da ampliação da BR-277, Ratinho Junior destacou que outras intervenções estruturantes na RMC já estavam em andamento, como a duplicação da Rodovia dos Minérios, as obras do Contorno Norte e do Contorno Sul, além das duplicações nas rodovias 423 e na ligação Mandirituba–São José dos Pinhais. “Somando tudo isso, estamos falando de mais de R$ 2 bilhões só em Curitiba e região metropolitana”, afirmou.

Ajustes na chegada a Curitiba devem superar R$ 30 milhões

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Guto Silva, ressaltou que a obra exigirá soluções específicas para garantir fluidez no acesso à capital. “Esse trecho de triplicação tem o acesso de Curitiba que é importante. No Jardim Botânico já estamos trabalhando com a prefeitura para que não haja um gargalo na entrada da cidade”, afirmou.

Segundo ele, o projeto urbano adicional deve ultrapassar R$ 30 milhões. “O objetivo é, no primeiro semestre, licitar essa obra para caminhar de forma simultânea com a saída para as praias. É uma intervenção que vai exigir ajustar a entrada do Jardim Botânico, mas é fundamental para dar fluidez”, disse.

Guto Silva afirmou que a equipe técnica ainda avalia o melhor tipo de passagem em nível para o ponto crítico da rodovia. “Estamos discutindo se será túnel, viaduto ou trincheira. Precisamos finalizar rapidamente o projeto para apresentar a solução aos moradores. Não queremos atrapalhar a vida do bairro, mas é essencial garantir segurança e fluidez para quem chega a Curitiba”, afirmou.

Operação especial no tráfego

Durante a execução das obras, a concessionária adotará planejamento operacional específico para minimizar impactos no fluxo da BR-277, com monitoramento contínuo e ajustes sempre que necessário.

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