- Atualizado há 21 segundos
A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) emitiu um alerta sobre um golpista que vem aplicando calotes em bares e restaurantes de Curitiba. Conhecido como o “Robert de Niro do calote”, ele utiliza o mesmo modus operandi de Ruan Pomponet Costa, famoso em todo o país por não pagar contas em estabelecimentos e que chegou a ser preso em outros estados. O bar A Ostra Bêbada foi um dos últimos alvos e postou um alerta. (Confira no fim da reportagem a postagem)
Segundo a entidade, o golpista curitibano já foi flagrado retornando ao mesmo bar um ano após aplicar o golpe inicial, consumindo quase o mesmo valor. Na ocasião, só não conseguiu escapar novamente porque um dos funcionários o reconheceu, pela semelhança a com De Niro, e interrompeu o atendimento, exigindo o pagamento imediato. Ainda assim, ele tentou se esquivar da responsabilidade e acabou conduzido à delegacia para registro de boletim de ocorrência por se recusar a pagar a conta.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Hoje, um ano depois, voltou ao bar e sentou quietinho, esbanjou belos pedidos do cardápio. Provou todo tipo de moluscos e conchinhas revezando entre doses e canecas de chopp. Quando o garçom sentiu que começou a bater uma amnésia no senhor, e chamou a gerência, reconhecemos na hora. A memória aqui não costuma falhar, mas por via das dúvidas mantemos registros”, postou o perfil do Ostra Bêbadas.
A Abrabar cobra mais rigor das autoridades locais no tratamento desses casos, destacando que “em outros estados houve ação policial efetiva, enquanto em Curitiba há a sensação de impunidade”, disse o presidente do órgão, Fábio Aguayo.
A entidade recomenda que bares e restaurantes adotem medidas preventivas, como o cadastramento de clientes pelo CPF em estabelecimentos com atendimento ao ar livre, para facilitar eventuais cobranças judiciais e comprovação do delito.
A associação também solicita que empresários vítimas do chamado “Robert de Niro do calote” façam boletins de ocorrência, encaminhem denúncias, imagens e registros à Abrabar, reforçando os procedimentos tomados pelas autoridades policiais.
Confira a postagem do Ostra Bêbada: