

- Atualizado há 10 horas
A Prefeitura de Pinhais reinaugura nesta semana a área de incentivo à leitura no Espaço Condá. Localizado no interior do Bosque Municipal, o ambiente foi completamente revitalizado, com a troca da cobertura em palha piaçava, manutenção corretiva e preventiva da estrutura de madeira em eucalipto e a reforma do piso. A tradicional estante com livros, disponibilizados pela Biblioteca Municipal, também oferece o acesso à cultura literária em meio à natureza – um convite a momentos de lazer e arte na cidade.
A reabertura do Espaço Condá ocorre no ano em que completa 10 anos de sua inauguração, realizada em dezembro de 2016, quando concretizou uma alternativa cultural e de incentivo à leitura no município. Desde então, o espaço recebe semanalmente a reposição de livros de literatura e infantis, contribuindo para a descentralização do acesso à leitura para a população.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Circulação de obras
“Todas as obras disponíveis no Espaço Condá podem ser retiradas para empréstimo pelos munícipes, sem a obrigatoriedade de devolução”, explica Elaine Biss, bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). No entanto, os responsáveis pelo projeto reforçam a importância da colaboração da comunidade, incentivando que os usuários também deixem livros no local, promovendo a circulação de obras por toda a cidade. “Recomenda-se a doação de livros de literatura ou infantis, em bom estado de conservação. Não são indicados livros didáticos, de pesquisa, técnicos, dicionários ou enciclopédias, uma vez que o objetivo do projeto é fomentar a leitura literária e de fruição”, pontua.
Bosque Municipal
Em uma área de 21.310,54 m², o Bosque Municipal de Pinhais conta com rampas de acesso, escadarias, pista para passeio, academia ao ar livre para a terceira idade, parque infantil, sala ambiente, espelho d’água, praça rosa dos ventos, mirante e estacionamento. Além disso, abriga a Cooperativa Criarte, que comercializa itens de artesanato e souvenires do município. O local possui uma grande extensão de mata nativa, com vários pinheiros-do-paraná (araucária), árvore símbolo do município, atualmente ameaçada de extinção.
Outro destaque do local é o mais novo meliponário implantado pela prefeitura. O projeto “Doce Jardim” chegou ao Bosque Municipal de Pinhais, com abelhas nativas sem ferrão. A iniciativa tem o objetivo de conscientização sobre a importância das espécies, além de promover a preservação, recuperação e reintrodução delas na natureza.
Endereço: Rua 24 de Maio, Centro.
Funcionamento: aberto todos os dias, das 6h às 21h.