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Há exatos três anos, em 15 de junho de 2021, o prefeito Rafael Greca entregava aos curitibanos a trincheira da Rua General Mário Tourinho, no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Seminário. A estrutura viária foi planejada para a melhoria da mobilidade na região e para a futura ampliação da linha direta de ônibus Inter 2.

A trincheira da Mário Tourinho eliminou interferências no trânsito em um trecho por onde chegam a circular 62 mil veículos por dia e itinerário para dez linhas de ônibus que atendem a 168 mil passageiros diariamente.

"A trincheira é a primeira grande intervenção do Novo Inter 2, que vai operar com veículos elétricos. Agora, já se gasta menos tempo nos percursos, mas a redução no tempo das viagens será ainda maior quando o projeto do Inter 2 avançar”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destaca o caráter inovador do projeto. Entre as intervenções inéditas, foram usadas estacas metálicas - 918 no total - para formar as laterais de sustentação da trincheira. O pavimento é de concreto, material que confere maior durabilidade e fortalece a sustentação das paredes.

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“A construção trouxe benefícios permanentes e impulsionou o desenvolvimento local a partir da completa requalificação da região”, lembra Rodrigues.

Trincheira da Mario Tourinho completa 3 anos nesta sexta 14/06. Curitiba, 14/06/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Requalificação das áreas

Os investimentos realizados pela Prefeitura para melhoria da mobilidade urbana na região tiveram impactos importantes no dia a dia de quem vive, trabalha e trafega por lá.

“A trincheira deu fluidez ao trânsito, percebemos a satisfação dos moradores, comerciantes e de motoristas que passam pelo local. A excelente infraestrutura e iluminação motivou investimentos para comércios e moradias no local, elevando o desenvolvimento da região”, explica o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha.

Investimentos

A construção da trincheira, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, contou com investimentos de cerca de R$ 15 milhões. Os recursos foram provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), enquadrados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e repassados ao Município pela Caixa Econômica Federal (CEF).

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As faixas de pista externa do trecho de 1.063 metros entre a Avenida Sete de Setembro e Rua Vicente Machado e em 78 metros da Avenida Nossa Senhora Aparecida, sobre a trincheira, ganharam novo pavimento asfáltico.

Foram erguidos 525 metros de guarda-corpos, em concreto armado, ao longo das alças de acesso à Avenida Nossa Senhora Aparecida, na parte superior da trincheira, e 580 metros de barreiras de New Jersey, que garantem mais segurança aos motoristas que trafegam no interior da estrutura viária. A intervenção incluiu ainda sistema de drenagem e melhorias na iluminação local.

Após a conclusão das obras da trincheira foi a vez das ruas do entorno que haviam sofrido desgastes no pavimento serem requalificadas. A Avenida Nossa Senhora Aparecida e a Rua Bispo Dom José, que servem de ligação entre o Batel e os bairros Campo Comprido, Campina do Siqueira, Mossunguê e CIC, receberam asfalto novo em um trecho de aproximadamente 2 mil metros.

Além de servirem como ligação entre bairros, as ruas servem de rota para cinco linhas de ônibus. Circulam por elas: Jardim Social/Batel, Rua XV/Barigui, Mad. Tarumã/Augusta, Vila Sandra e Tramontina.

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*Com informações da SMCS