- Atualizado há 13 horas
O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta terça-feira (1/7), a primeira fase da revitalização do Restaurante Popular da Fazendinha/CIC. A unidade, que funciona desde 2010, recebeu melhorias estruturais e visuais para garantir mais conforto, acessibilidade e segurança aos usuários.
O prefeito aproveitou a visita para almoçar com frequentadores e convidados. No prato do dia teve arroz, feijão, molho de legumes, frango grelhado, salada de alface e tomate e ponkan, cardápio que foi elogiado por Pimentel.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Esse restaurante foi criado para garantir comida de qualidade e com preço justo para todos. Hoje, mais de uma década depois, ele continua cumprindo esse papel com excelência. Por isso, promovemos essa revitalização, para que a população possa almoçar com dignidade, conforto e sabor. Em um dia frio como este, não tem nada melhor do que uma refeição nutritiva, saborosa e bem quentinha para dar força e seguir em frente”, destacou o prefeito.
A reforma é a primeira grande intervenção na unidade desde sua inauguração. Entre os meses de maio e junho, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio do Departamento de Edificações, realizou uma série de melhorias: revitalização da fachada com novo layout de cores, pintura externa e dos muros, limpeza das grades, revisão do telhado, impermeabilização da laje, adequações no sistema de águas pluviais com instalação de grelhas, além do início das obras no piso externo e no sistema de drenagem.
A estrutura ainda receberá uma nova rampa de acesso e a abertura de um novo portão, ampliando a acessibilidade e facilitando o fluxo de entrada e saída dos usuários.
“São investimentos simples, mas que fazem toda a diferença para quem depende deste espaço. Muita gente se alimenta aqui e, por isso, economiza na saúde pública, porque comer bem é também cuidar da saúde. Esse restaurante garante, muitas vezes, a refeição mais equilibrada do dia para centenas de pessoas. Foram aplicados cerca de R$ 130 mil em melhorias logísticas e estruturais, recursos que se revertem diretamente na qualidade do atendimento à população”, reforçou o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho.
A revitalização da unidade é resultado do trabalho integrado de diferentes secretarias e órgãos municipais, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop); Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS); Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) – Núcleo Regional da Guarda Municipal da CIC; Secretaria do Governo Municipal (SGM), por meio da Administração Regional e Ação Social do Paraná, com apoio da sociedade civil, reforçando o compromisso da Prefeitura com a segurança alimentar, a inclusão e o acolhimento.
O Restaurante Popular da Fazendinha/CIC foi a terceira unidade do programa a ser inaugurada, em 2010. Atualmente, serve cerca de 800 refeições diárias por apenas R$ 3, garantindo alimentação completa e balanceada com, no mínimo, 1.300 calorias. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, no horário do almoço, e se tornou um espaço essencial para o bem-estar da população da região.
O Programa Restaurante Popular é uma das principais estratégias da Prefeitura de Curitiba para assegurar o direito humano à alimentação adequada e combater a fome. Mais do que oferecer comida, promove acolhimento, convivência e incentivo a hábitos de vida saudáveis.
Além da unidade da Fazendinha/CIC, Curitiba conta com os Restaurantes Populares da Matriz (Centro), Capanema (Jardim Botânico), Pinheirinho e Sítio Cercado. Uma nova unidade está em fase de implantação no Tatuquara e as tratativas já foram iniciadas para levar o programa também ao Boqueirão.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba