- Atualizado há 1 dia
A Prefeitura de Curitiba instalou na manhã deste domingo (30/3) o novo portal da Praça do Japão, no Água Verde. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reconstruiu o portal, que foi danificado no ano passado em um acidente com um caminhão que fazia a limpeza da praça.
Logo cedo, foi feito o transporte do portal do Horto da Barreirinha até a Praça do Japão. Um grande guindaste foi usado para a instalação do equipamento.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Antes da instalação, foram feitos estudos para achar uma melhor localização para o portal que possibilitasse aumentar a segurança dos frequentadores da praça e também dos servidores que precisam acessar o portal com caminhões para fazer a limpeza.
O portal ficou no principal acesso da Praça do Japão, pela Avenida Sete de Setembro, valorizando a paisagem e o conjunto arquitetônico. O novo local foi definido em conjunto com a comunidade japonesa, que acompanhou todo o processo de recuperação e retorno do portal.
A nova posição também vai valorizar as fotos dos frequentadores para serem postadas nas redes sociais.
O Memorial da Imigração Japonesa, assim como o Portal Japonês (Torii), está instalado na Praça do Japão, no Água Verde, e foi inaugurado pelo ex-prefeito Rafael Greca em 1993, durante sua primeira gestão, transformando-se em um marco histórico da presença da comunidade nipônica na cidade.
Homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que se radicaram em Curitiba dedicando-se à agricultura, a Praça do Japão teve seu projeto iniciado em 1958 e concluído em 1962. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba