PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Recarga de créditos online do transporte coletivo fica indisponível a partir de sexta (11)

Neste período, os passageiros precisam ficar atentos, porque os serviços de recarga de créditos nos cartões-transporte Urbs (usuário, avulso e estudante) estarão disponíveis apenas nos terminais de ônibus da capital
Cartão transporte em Curitiba - Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Neste período, os passageiros precisam ficar atentos, porque os serviços de recarga de créditos nos cartões-transporte Urbs (usuário, avulso e estudante) estarão disponíveis apenas nos terminais de ônibus da capital

Redação*

10/07/25
às
6:16

- Atualizado há 24 segundos

Compartilhe:

A Urbanização de Curitiba (Urbs) fará, a partir das 18h da próxima sexta-feira (11/7), a migração do banco de dados do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo para uma versão superior, mais robusta e com maior nível de segurança. O processo será concluído até as 8h de domingo (13/7). Neste período, os passageiros precisam ficar atentos, porque os serviços de recarga de créditos nos cartões-transporte Urbs (usuário, avulso e estudante) estarão disponíveis apenas nos terminais de ônibus da capital.

“É importante que os passageiros sem crédito nos cartões-transporte antecipem a compra, pois durante a migração do banco de dados não será possível abastecer estes cartões no site, no whatsapp (pela plataforma Vai de Bus), por aplicativos, bancas e redes de supermercados. A única forma de adquirir créditos será nos terminais”, disse o gestor da área de tecnologia da informação da Urbs, Vilson Kimmel.  

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Para as empresas que carregam o vale-transporte nos cartões dos funcionários, a migração no fim de semana não terá impacto porque essas operações de recarga são realizadas em dias úteis e em horário comercial. 

Para quem vai utilizar os ônibus, nada muda no período. O acesso por meio das catracas dispostas em ônibus, terminais e estações-tubo estará funcionando normalmente para os passageiros com créditos no cartão-transporte ou que utilizam cartões de débito e crédito. Lembrando que dinheiro é aceito como pagamento exclusivamente em estações-tubo e terminais. 

“Só haverá impacto para aquele passageiro que não tiver crédito no cartão-transporte. Por isso, se necessário, aqueles que tiverem sem crédito devem antecipar a compra para evitar transtornos ou utilizar os terminais de ônibus”, repetiu Kimmel.

Maior segurança

A migração do banco de dados do sistema de bilhetagem eletrônica atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a nova versão agrega robustez ao sistema, ampliando as possibilidades de gestão e garantindo maior segurança. Sistemas modernos empregam diversas camadas de proteção, incluindo criptografia, validação de dados e mecanismos de controle contra fraudes, para proteger tanto os usuários quanto as empresas de transporte. “Atualmente, são registradas intercorrências, como lentidão e paradas inesperadas. Com a nova versão que será implantada, estes problemas serão superados”, explicou Kimmel. 

Após a conclusão da migração, todas as modalidades de recarga de créditos devem voltar a operar normalmente.

Terminais com recarga de créditos

A recarga do cartões-transporte nas modalidades usuário, avulso e estudante poderá ser realizada diretamente nas cabines de cobrança dos seguintes terminais de integração: Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Boqueirão, Cabral, Caiuá, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Capão da Imbuia, Capão Raso, Carmo, Centenário, CIC, Fazendinha, Hauer, Pinheirinho, Portão, Santa Cândida, Santa Felicidade, Sítio Cercado, Tatuquara e Vila Oficinas. Confira os endereços AQUI.

Nestes locais, a recarga de créditos em dinheiro não tem custo adicional. Caso pagamento seja feito com cartão de débito ou de crédito, há taxas adicionais sobre o valor da passagem (1,26% no débito e de 1.99% no crédito). Os créditos são carregados no cartão imediatamente.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias