PUBLICIDADE
Paraná /
POLÍTICA

Recado a Moro? Progressistas oficializa Cida Borghetti como pré-candidata ao Governo do Paraná em 2026

Com a decisão, o Progressistas movimenta o tabuleiro político paranaense e coloca pressão sobre Moro, que já havia anunciado sua pré-candidatura
(Foto: Divulgação)
Com a decisão, o Progressistas movimenta o tabuleiro político paranaense e coloca pressão sobre Moro, que já havia anunciado sua pré-candidatura

Redação Nosso Dia

17/09/25
às
10:39

- Atualizado há 21 segundos

Compartilhe:

O Progressistas oficializou nesta quarta-feira (17) o nome de Cida Borghetti como pré-candidata ao Governo do Paraná. Nos bastidores, a decisão foi interpretada como um recado direto ao senador Sérgio Moro (União Brasil). Ambos pertencem à mesma federação partidária — a União Progressista (UP) — e agora disputarão espaço interno pelo protagonismo na corrida ao Palácio Iguaçu em 2026.

Com a decisão, o Progressistas movimenta o tabuleiro político paranaense e coloca pressão sobre Moro, que já havia anunciado sua pré-candidatura. A Federação União Progressista passa a ter dois nomes competitivos no mesmo campo, abrindo um cenário de disputa ou de necessidade de composição antes da definição oficial das candidaturas.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Ao agradecer a confiança da Executiva Estadual do Progressistas, Cida adotou tom conciliador, mas reforçou sua disposição de protagonizar o debate eleitoral:

“É uma honra receber o apoio da Executiva Estadual. Tenho compromisso com o desenvolvimento do Paraná e com a construção de um projeto que una forças em favor das pessoas, da inovação e da qualidade de vida das famílias paranaenses.”

Experiência no Executivo

Primeira mulher a governar o Paraná, em 2018, Cida destacou feitos de sua gestão, como o combate à corrupção, recorde de convênios firmados com os 399 municípios e projetos estruturantes, entre eles a segunda ponte entre Brasil e Paraguai e os estudos da Ponte de Guaratuba.

“Foi um período de intenso trabalho. Deixamos muitos projetos em andamento e cerca de R$ 5 bilhões em caixa”, lembrou.

Pressão por pesquisas

O Progressistas também notificou institutos de pesquisa para incluir o nome de Cida nos próximos levantamentos, amparando-se na Resolução nº 23.600/2019 do TSE, que garante isonomia entre os postulantes. Para a sigla, a presença da ex-governadora nos cenários eleitorais é “fundamental para que a população tenha clareza sobre as alternativas em disputa”.

Cenário aberto

A entrada de Cida Borghetti na corrida eleitoral intensifica a expectativa sobre os rumos da federação. Enquanto Moro busca consolidar sua imagem de figura nacional de oposição, Cida resgata a experiência administrativa e a capilaridade municipal. A disputa interna promete ser um dos principais capítulos da pré-campanha no Paraná, com desdobramentos que podem definir alianças e forças rumo a 2026.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias