

- Atualizado há 2 minutos
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), aparece à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma simulação de segundo turno para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Apex/Futura divulgada nesta quinta-feira (22). O levantamento aponta 44,8% das intenções de voto para Ratinho Junior, contra 41,2% para Lula.
Ratinho Junior tem reforçado que, além dos números, é crucial construir um projeto político nacional claro, em vez de focar apenas na disputa de nomes. Em entrevista ao Portal Nosso Dia no último dia 14, o governador afirmou que o debate eleitoral deve priorizar projetos que ofereçam “melhoria para a dona Maria”, como ele classificou a grande maioria dos eleitores. “As pessoas não estão mais aguentando esse ambiente de briga que não traz melhoria para a dona Maria. O Brasil precisa de um salto. Mais do que nomes, são projetos. Se o projeto entender que meu nome pode contribuir, fico honrado e aceito o desafio”, disse Ratinho Junior ao ser questionado sobre a possibilidade de disputar a Presidência da República.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
De acordo com o instituto, esta é a quinta pesquisa consecutiva em que o governador paranaense aparece numericamente à frente do presidente. A vantagem cresceu em relação ao levantamento de setembro de 2025, quando Ratinho Junior registrava 42,4%. O resultado atual representa também o maior percentual já alcançado por ele na série histórica da Apex/Futura — em julho de 2023, o governador tinha 32,8%.
O levantamento mostra ainda que Ratinho Junior lidera com folga entre eleitores evangélicos, com 55,3% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Lula. Entre eleitores de 25 a 44 anos, o governador se aproxima de 50%. Regionalmente, ele é preferido por 60,4% dos eleitores do Sul e por 44,1% no Sudeste, região mais populosa do país.
A pesquisa também testou outros cenários de segundo turno envolvendo nomes da direita. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece numericamente à frente de Lula, com 46,1% contra 41,3%. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 48,1%, ante 41,9% do petista.
Nos confrontos em que Lula aparece em vantagem, o presidente soma 42,8% contra 40,5% do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Em uma eventual disputa com Eduardo Leite (PSD), Lula tem 41,9%, enquanto o governador do Rio Grande do Sul registra 37,3%.
No cenário de primeiro turno espontâneo, Ratinho Junior figura entre os nomes mais lembrados pelos entrevistados e apresenta um dos menores índices de rejeição entre os pré-candidatos testados, com 15,6%. O potencial de voto do governador também cresceu: em outubro do ano passado, 28,5% dos entrevistados afirmavam que poderiam votar nele; agora, o índice subiu para 36,1%.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 15 e 19 de janeiro, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-08233/2026.