PUBLICIDADE
Brasil /
BRASIL

Ratinho Júnior cresce em pesquisa Genial/Quaest e empata com Lula em eventual 2° turno

Ratinho Junior ainda tem a menor rejeição entre os principais postulantes da direita, com apenas 29%
Ratinho e Lula (Fotos: Divulgação)
Ratinho Junior ainda tem a menor rejeição entre os principais postulantes da direita, com apenas 29%

Redação Nosso Dia

05/06/25
às
9:26

- Atualizado há 6 meses

Compartilhe:

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, se firmou mais uma vez como uma das principais lideranças nacionais capazes de derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno em 2026. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5), aponta um crescimento de três pontos percentuais dele em relação à pesquisa anterior, de março, e um empate num eventual confronto direto contra o petista.

Ratinho Júnior aparece com 38% dos votos (eram 35% de março), contra 40% de Lula, o que aponta empate técnico com a margem de erro de dois pontos percentuais. O presidente da República também empata com Tarcísio de Freitas (governador de São Paulo), 41% x 40%, Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul), 40% a 36%, e Michelle Bolsonaro, 43% a 39%.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

A pesquisa aponta para dois blocos, com Ratinho Junior entre os principais favoritos a desbancar Lula. Outros nomes sondados, como Romeu Zema (governador de Minas Gerais), Eduardo Bolsonaro e Ronaldo Caiado (governador de Goiás) ficam mais distantes do petista.

O governador do Paraná também é um dos candidatos mais lembrados no campo da direita se Jair Bolsonaro não for candidato em 2026. Ele tem 11% da preferência, um crescimento de dois pontos percentuais em relação a março, e aparece à frente de Pablo Marçal (7%), Ronaldo Caiado (5%), Eduardo Bolsonaro e Eduardo Leite (4% cada) e Romeu Zema (3%).

Ratinho Junior ainda tem a menor rejeição entre os principais postulantes da direita, com apenas 29%, contra 56% de Eduardo Bolsonaro, 51% de Michelle Bolsonaro, 31% de Eduardo Leite e 33% de Tarcísio de Freitas, por exemplo.

A pesquisa Genial/Quaest aponta que o governador do Paraná também é o que mais tem margem de adesão de novos eleitores, superior a Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro.

A pesquisa Genial/Quaest também revela que a maioria do eleitorado rejeita eventuais candidaturas de Lula e de Jair Bolsonaro em 2026. Do total de entrevistados, 66% declararam que o presidente não deveria concorrer novamente. Em relação a Bolsonaro, 65% afirmaram que deveria abrir mão de uma candidatura.

A Genial/Quaest fez nesta rodada 2.004 entrevistas em 120 municípios, da quinta-feira (29) até o domingo (1º). O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais.

TÁ SABENDO?

BRASIL

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias