PUBLICIDADE
Abastecimento /
RMC

RMC: Sanepar inicia última etapa do Reservatório Miringuava com enchimento da barragem

O fechamento foi confirmado após dias de testes e avaliações técnicas realizadas nos últimos dias de 2025
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
O fechamento foi confirmado após dias de testes e avaliações técnicas realizadas nos últimos dias de 2025

Redação*

02/01/26
às
7:37

- Atualizado há 10 segundos

Compartilhe:

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entrou em 2026 com um passo importante para assegurar o abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana (RMC): fechou a comporta do Reservatório Miringuava, em São José dos Pinhais, e iniciou a primeira etapa de enchimento da represa.

O fechamento foi confirmado após dias de testes e avaliações técnicas realizadas nos últimos dias de 2025. Foram analisadas condições ambientais e de segurança para começar o direcionamento do curso da água para o novo reservatório, capaz de comportar até 38,2 bilhões de litros de água.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Esse volume de água é equivalente a 15.280 piscinas olímpicas cheias. Se as piscinas forem colocadas lado a lado, ocupariam uma área de 19,1 km², equivalente a todo o bairro do Campo Comprido, em Curitiba.

Quando estiver completamente cheia, a represa será capaz de, sozinha, fornecer água para 650 mil pessoas dos bairros Campo de Santana, Caximba, CIC, Ganchinho, Tatuquara, Umbará e Sítio Cercado, em Curitiba; e também das cidades de Araucária, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais.

“O Reservatório Miringuava é uma estrutura fundamental para o abastecimento acompanhar o crescimento da região. É uma obra  que se tornou ainda mais essencial com devido o agravamento das mudanças climáticas nestes últimos anos e mais riscos de eventos extremos como estiagens”, destaca Bley.

São José dos Pinhais, 31 de dezembro de 2026 – Fechamento da comporta e início do armazenamento de água da barragem do Miringuava.

A barragem Miringuava é o quinto reservatório do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC), que já conta com os reservatórios Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II, todos em funcionamento.

EM ETAPAS – O fechamento da comporta foi possível após a Sanepar ter recebido, em 18 de dezembro, o licenciamento do Instituto Terra e Água (IAT), autorizando o enchimento do Reservatório Miringuava.

O processo de enchimento será feito em etapas, abastecida com a água do Rio Miringuava e seus afluentes. Seu enchimento completo depende do volume de chuvas.

Com um regime fluvial dentro da estimativa, a previsão é que serão necessários pelo menos nove meses até o enchimento total.

FAUNA e FLORA – Para proteger a biodiversidade da região e compensar a área utilizada pela barragem, a Sanepar planejou a criação de um corredor de biodiversidade em 700 hectares (ha), uma área 62,6% superior à que está sendo utilizada para reservação de água (430,6 ha).

Equipes especializadas fizeram o resgate e o remanejamento de animais terrestres e aquáticos para áreas seguras de preservação, trabalho que segue durante todas as fases de enchimento do reservatório.

Também foi feito o inventário e o manejo da vegetação, com resgate e realocação de espécies raras ou ameaçadas, coleta de sementes e produção de mudas para o reflorestamento.

A Sanepar também está realizando um investimento em mobilidade, repassando R$ 28 milhões para que a Prefeitura de São José dos Pinhais realize obras de pavimentação e melhorias em vias municipais na região da represa.

*Com informações da AEN

TÁ SABENDO?

RMC

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias