- Atualizado há 2 dias
O serviço Telegramática, ofertado desde 1985 pela Prefeitura de Curitiba, completa 40 anos como referência em qualidade e confiabilidade. A ferramenta, disponível gratuitamente por meio de consultas telefônicas, resistiu ao tempo e, mesmo na era digital, realiza cerca de mil atendimentos telefônicos por mês.
Mantido pela Secretaria Municipal da Educação, o Telegramática esclarece dúvidas sobre crase, pontuação, especialmente a utilização da vírgula, que segue no topo da lista das solicitações mais comuns.
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Ao longo desses 40 anos, foram realizados cerca de dois milhões de atendimentos, entre perguntas sobre ortografia, verbos, concordância, pontuação e acentuação.
“Mesmo com sites de busca, inteligência artificial, corretor automático, o serviço do Telegramática segue como referência. O diferencial é o atendimento personalizado, a explicação que o cidadão consegue, ele tem acesso a uma aula de gramática, ele aprende. Isso tem mantido nosso público fiel por tantas décadas”, afirma o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
Segundo a gerente do Núcleo de Mídias Educacionais, Haudrey Foltran Cordeiro, o público que mais utiliza o serviço é formado por revisores, jornalistas, advogados e estudantes que estão concluindo teses, dissertações ou TCCs.
Formam a equipe de atendimento as professoras Fabiane Roberta Mendes, Rita de Cássia Dias Fonseca e Flavia Nolasco Witoslawski. “As perguntas mais comuns são sobre crase e pontuação, seguidas de hífen”, conta Rita.
Apesar de hoje o sistema oferecer o envio das perguntas por e-mail/portal, a maioria das pessoas ainda prefere o contato telefônico.
As dúvidas sobre a Língua Portuguesa não vêm apenas dos moradores de Curitiba, mas também do interior do Paraná e até de outros estados.
Os fãs do serviço destacam justamente o contato humano como diferencial. O escritor Gerson Maciel de Oliveira é um dos mais assíduos usuários.
“É simplesmente excelente. Eu ligo desde o início, sempre que preciso dar mais elegância a alguma frase, melhorar um trecho da história, consulto o Telegramática. A inteligência artificial não consegue fazer isso, não me atende no que eu realmente preciso”, comenta o escritor.
“Elas entram no meu texto, fazem parte do meu processo de escrita, opinam, me ajudam a melhorar”, completa, referindo-se às professoras que o atendem.
“A tecnologia não pode substituir a criatividade do ser humano, ela ajuda, mas não sempre”, opina Oliveira.
O escritor é muito grato ao serviço. “Meus três filhos também usam. Todos passaram no vestibular na Universidade Federal do Paraná e com certeza o Telegramática tem mérito nisso porque os ajudou sempre nas dúvidas com a Língua Portuguesa”, afirma.
O serviço foi um dos primeiros do gênero no Brasil, inspirado no Grammarphone, serviço de tira-dúvidas da língua inglesa que foi implantado em 1979 na cidade de Arkansas, nos Estados Unidos da América.
Na década de 1980, a versão curitibana foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura com a Telepar, a então companhia estatal de telefonia fixa.
Telegramática
Mais informações no site
Telefones: (41) 3350-3642 / (41) 3350-3645
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
*Com informações da Prefeitura de Curitiba