PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

“Querem pegar os filhos no meio da rua”, diz Greca sobre reclamação de pais de alunos sobre binário

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Luiz Henrique de Oliveira e Geovane Barreiro

27/06/24
às
13:28

- Atualizado há 1 ano

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

Após pais de alunos do Colégio Santa Maria realizarem um abaixo-assinado contra o novo binário das Ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha, no bairro São Lourenço, em Curitiba, o prefeito Rafael Greca afirmou que não se pode mudar o projeto apenas porque ‘papais e mamães ‘ querem pegar os filhos no meio da rua. A mudança no trânsito foi implementada no último dia 12.

Greca falou sobre o tema na manhã desta quinta-feira (27), durante o anúncio do funcionamento dos primeiros ônibus elétricos de Curitiba. O prefeito destacou a reclamação é de um grupo específico e que a maioria das pessoas aprovou o binário.

“Quem reclama é a turma do colégio, que queria pegar o filho no meio da rua. Os ônibus não podem esperar mamar e papai pegar os filhos no meio da rua. Que eles operem dentro do pátio da escola”, afirmou o prefeito.

Abaixo-assinado

O documento tem mais de mil assinaturas. Os pais reclamam, por exemplo, da passagem de ônibus do transporte coletivo na Rua Joaquim Matos Barreto.

“Além do perigo gerado pela simples utilização, especialmente nos horários de entrada e saída da escola, a velocidade Atingida pelos ônibus na rua – que é estreita e é uma descida – é motivo de grande preocupação para os pais e para a comunidade escolar”, afirmam os pais.

Os pais alegam que o novo binário ainda atrapalhou a entrada e saída da escola, ocasionando congestionamentos. “Considerando que a Escola possui em torno de 2.700 alunos, entende-se não ser razoável as alterações realizadas que, ao delimitar o trânsito binário das ruas acima citadas, acabou por limitar as entradas e saídas da Escola, aumentando o congestionamento que já havia na região, especialmente nos horários de maior fluxo, em um único sentido”, diz o documento.

Novo binário

Nesta etapa do binário do novo binário, ainda oito ruas passam a ter sentido único de circulação, confira os trechos abaixo:

  • A Mateus Leme passa a ter sentido único de circulação da Evaldo Wendler para a João Gava.
  • A João Gava passa a ter sentido único de circulação da Mateus Leme para a Nilo Peçanha.
  • A Nilo Peçanha passa a ter sentido único de circulação da João Gava para a Evaldo Wendler.
  • A José Brenny passa a ter sentido único de circulação da Nilo Peçanha para a Antonio Pergoraro.
  • A Rodrigo Octavio de Langaard Menezes Filho passa a ter sentido único de circulação da Profº Joaquim de Mattos Barreto para a Eugênio Guariza.
  • A Eugênio Guariza passa a ter sentido único de circulação da Rodrigo Octavio de Langaard Menezes Filho para a Mateus Leme.
  • A João Enéas de Sá passa a ter sentido único de circulação da João Gava para a Nilo Peçanha.
  • A Manoel dos Santos da Silva passa a ter sentido único de circulação da João Enéas de Sá para a João Gava.

Agentes de trânsito estarão orientando os motoristas na região. Em caso de chuva intensa ou forte garoa, a implantação poderá ser adiada.

Semáforos

Neste novo trecho, também serão instalados três novos semáforos, e outros dois já existentes serão readequados. Um dos novos semáforos, que ainda será instalado nos próximos dias na Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, será destinado exclusivamente para pedestres, com acionamento por botoeira. Ele será implantado em frente às unidades educacionais do Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Coutinho Camargo e do Colégio Marista Santa Maria, para facilitar a travessia da comunidade escolar. 

Intervenções

Intervenções no trânsito da cidade são sempre precedidas por estudos da engenharia de tráfego que analisam o fluxo de veículos, pedestres e o impacto no trânsito. Essas análises se baseiam no monitoramento realizado pela Superintendência de Trânsito, bem como nas solicitações recebidas pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão, Fala Curitiba e outros canais da Prefeitura.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias