PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Quem era Bianca Bernardon Zanella, menina de 11 anos que morreu ao cair no Cânion Fortaleza

Natural de Curitiba, Bianca tinha TEA e uma síndrome rara. Ela caiu de uma altura de 70 metros durante passeio com a família na Serra Gaúcha
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Natural de Curitiba, Bianca tinha TEA e uma síndrome rara. Ela caiu de uma altura de 70 metros durante passeio com a família na Serra Gaúcha

Redação Nosso Dia

12/07/25
às
15:44

- Atualizado há 2 minutos

Compartilhe:

A tragédia que abalou a capital paranaense teve como vítima a pequena Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, natural de Curitiba . Ela morreu na tarde da última quinta-feira (10) após cair de uma altura de cerca de 70 metros no Cânion Fortaleza, uma das principais atrações do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.

Bianca estava de férias com a família e visitava o mirante do cânion ao lado dos pais e dos dois irmãos mais novos. Segundo relatos do secretário de Turismo da cidade, Andrews Mohr, a menina se afastou correndo dos responsáveis. O pai ainda tentou alcançá-la, mas não conseguiu impedir a queda.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com a Síndrome de Smith-Magenis (SMS) — uma condição genética rara que afeta o desenvolvimento físico e cognitivo —, Bianca estava sob constante acompanhamento da família. A ausência de cercas ou barreiras de proteção no local levanta questionamentos sobre a segurança em pontos turísticos com grande circulação de visitantes, incluindo crianças e pessoas com deficiências.

O corpo da menina foi localizado às 17h30 com o uso de um drone com câmera térmica, e resgatado por volta das 23h, após uma operação que mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A área estava coberta por neblina e exigiu técnicas de rapel para alcançar o local do acidente. O laudo de necropsia apontou politraumatismo como causa da morte.

Em respeito à tragédia, o parque permaneceu fechado nesta sexta-feira (11), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), usou as redes sociais para prestar solidariedade. “Uma perda irreparável. Toda a minha solidariedade à família”, declarou.

A Polícia Civil do RS instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da queda. A perícia irá avaliar se havia sinalização adequada no mirante e se o local oferecia estrutura mínima de segurança aos visitantes.

Bianca foi velada em Curitiba, na manhã deste sábado (12), na Capela Vaticano, no bairro Bom Retiro. A cremação ocorreu em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana. Familiares e amigos lamentaram a partida precoce da menina, lembrada como doce, curiosa e apaixonada pela vida.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias