- Atualizado há 1 dia
Quando pensamos no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, lembramos de frango, polenta, massas, vinho e chocolate. Mas o trabalho de uma empresária curitibana está começando a atrair a atenção dos turistas também para os queijos produzidos na região.
É em Santa Felicidade que está localizada a queijaria urbana Vaca Profana, comandada pela ex- publicitária Maristela Dalla Lasta.
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A história da Mari com os queijos começou durante a pandemia. Com uma carreira consolidada na publicidade, ela precisou reforçar a renda no período em que todos estavam em casa e aproveitou sua conexão com a cozinha para vender potes de temperos. Um dos produtos era a coalhada de kefir.
“Era tanto kefir que decidi fazer um queijo. Assisti a um tutorial na internet, comprei leite direto de um produtor da região de Curitiba e comecei”, conta.
Começou e não parou mais. Fez mais de dez cursos, optou por usar apenas insumos naturais na produção, associou-se à AproQueijoPR e passou a criar queijos que, segundo ela, têm identidade curitibana.
Um dos destaques é o 041, um queijo feito com leite cru, fermentos autóctones e mofos selvagens, que carrega o terroir de Curitiba. São 30 dias de maturação, com massa amanteigada, frutada e notas minerais na casca.
“Sou apaixonada por Curitiba e o meu trabalho com queijos reflete essa paixão. Por isso, sempre convido o prefeito Eduardo Pimentel para conhecer o meu trabalho e ver de perto que temos um produto do qual todo curitibano pode se orgulhar”, afirma.
E os prêmios vieram para confirmar esse orgulho. Recentemente, Maristela conquistou ouro, prata e bronze no VIII Prêmio Queijo Brasil, o maior concurso de queijos artesanais do país, realizado em Blumenau, Santa Catarina.
Ouro – Queijo Trufas de Gorgonzola, um queijo azul feito com cepas próprias, além de um queijo autoral banhado em chocolate branco
Prata – Queijo Novelinho da Vovó, inspirado em um queijo mexicano com formato de novelo
Bronze – Queijo Brunost na versão tropical Paranost, feito com soro de leite whey protein puro
Hoje, a empresária vende os queijos diretamente na fábrica, mas já deu entrada no SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Em breve, poderá vender para outros estabelecimentos e também receber turistas de forma mais estruturada.
“Logo teremos os queijos no circuito gastronômico de Santa Felicidade. Queijos feitos com leite, amor, tempo, mãos e risos”, brinca Mari.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, histórias como a da queijaria são uma inspiração e mostram que, ao apostar em produtos locais, os empreendedores podem alcançar grande sucesso.
“Queremos cada vez mais criar um ambiente de crescimento para essas pequenas empresas. São elas que movimentam a economia e garantem emprego para muitas pessoas”, afirma o secretário.
Paulo Martins também destaca o valor dessas trajetórias para quem sonha empreender. “Histórias como a da Maristela são combustível para novos negócios. Elas mostram que, com criatividade, coragem e apoio, é possível transformar talento em oportunidade real”, finaliza o secretário.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba