PUBLICIDADE
Trânsito /
DIA A DIA

Quase metade das infrações de trânsito em Curitiba é por excesso de velocidade

Foram 182.508 autuações do total de 407.755 aplicadas no período 
Prefeitura de Curitiba intensifica ações no Maio Amarelo para conscientizar os motoristas da importância de respeitar os limites de velocidade . Curitiba, 12/05/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Foram 182.508 autuações do total de 407.755 aplicadas no período 

Redação com SMCS

12/05/25
às
15:31

- Atualizado há 18 segundos

Compartilhe:

Neste Maio Amarelo, a Prefeitura de Curitiba alerta os motoristas sobre os riscos de exceder os limites de velocidade nas ruas. Quase 45% das infrações registradas na capital neste ano, de 1 de janeiro a 14 de abril, tiveram como motivo o desrespeito aos limites de velocidade. Foram 182.508 autuações do total de 407.755 aplicadas no período. 

No ano passado, o mesmo panorama foi observado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), em 2024 foram contabilizadas 1.652.305 infrações de trânsito no município. A maioria – 714.425 (43,24%) – por excesso de velocidade. 

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Desde o início da gestão à frente da cidade, o prefeito Eduardo Pimentel trabalha para tornar a administração do trânsito mais transparente e eficaz. Em janeiro, iniciou a nova sinalização dos radares de Curitiba, para reforçar a orientação aos motoristas e aumentar a segurança nas vias da cidade. 

“Sou a favor da total transparência, por isso reforçamos a sinalização de todos os radares, mostrando que eles servem para orientar os motoristas, reduzir o número de acidentes, evitar mortes e não para punir”, destacou o prefeito, durante o lançamento da Campanha Maio Amarelo, no Parque Barigui. 

O local de instalação dos radares é definido por estudos e levantamentos técnicos de engenharia, que analisam o movimento e a geometria na via, a velocidade dos veículos, o trânsito de ciclistas e pedestres, os índices de acidentes, entre outros fatores técnicos. Os endereços onde estão instalados os equipamentos de fiscalização do trânsito no município estão disponíveis no site desde 2021. 

O superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Bruno Pessutti, explica que o comportamento do motorista que excede os limites de velocidade é o grande responsável pela quantidade de multas aplicadas no município. 

“Os motoristas que excedem o limite de velocidade colocam em risco os pedestres e outros motoristas. Dez quilômetros acima da velocidade permitida faz toda a diferença numa reação para evitar que um acidente ocorra” afirmou Pessutti. 

Principal fator de acidentes

A diretora da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Melissa Puertas Sampaio, ressalta que o excesso de velocidade é um dos principais fatores que causam acidentes de trânsito, aumentando a probabilidade e a gravidade dos ferimentos e até mesmo levando à morte. “É fundamental respeitar os limites de velocidade para garantir a segurança de todos os usuários da via, incluindo motoristas, passageiros e pedestres. Respeite as pessoas e faça um trânsito mais humanizado”, destacou Sampaio. 

Mortes no trânsito 

O relatório anual do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, aponta que, em 2024, foram registradas 141 mortes em 136 acidentes de trânsito em Curitiba, uma queda de 5,4% em relação a 2023, quando houve 149 mortes.

Na última década, Curitiba registrou uma redução significativa de 54,5% no número de mortes no trânsito. Em 2024, o município teve o menor número de mortes, 141, o menor desde o início do levantamento em 2011, quando 310 pessoas perderam a vida em acidentes.  

Apesar da redução das mortes, reflexo do trabalho educativo e de fiscalização realizado pela Escola Pública de Trânsito ABC e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, os números ainda preocupam. 

“É importante frisar que o respeito à legislação e à engenharia de tráfego, que determina as velocidades máximas para as pessoas transitarem com segurança, salvam vidas. O trânsito faz muitas vítimas e nós precisamos focar sempre a redução de mortes na Visão Zero: mortes zero no trânsito”, enfatizou Pessutti 

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias