
- Atualizado há 9 segundos
No dia 16 de janeiro de 2026, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou a lista de selecionados pelo vestibular 2026. Dos 4.314 aprovados, 832 – ou seja, 19,3%, quase um a cada cinco – passaram pelas escolas da rede municipal em algum ano do ensino fundamental.
Com duração de nove anos, o Ensino Fundamental é um momento importante no desenvolvimento intelectual das crianças. Além da transmissão de conteúdos, é nessa fase que elas aprendem habilidades cognitivas e sociais determinantes para o futuro. Para o bom desempenho nessa etapa, a Prefeitura de Curitiba investe em três elementos, como destaca o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
“Entendemos a importância do cuidado com os alunos nos primeiros anos de formação e, por isso, investimos continuamente na infraestrutura das escolas, na valorização dos profissionais da educação e em programas estruturantes pedagógicos, que garantem a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos estudantes”, disse. “Ver alunos que já passaram pela rede municipal ingressando em uma nova etapa de suas vidas é motivo de orgulho e reforça nosso compromisso com a educação pública de qualidade”, afirmou o secretário.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Egressos da rede municipal conquistaram 19,3% das vagas e mais de 30% em 11 cursos, entre eles Ciências Sociais – Licenciatura (54,5%); Geografia – Bacharelado (45,5%); Letras Português – Bacharelado (40%); Química – Licenciatura (39,1%); Educação Física – Bacharelado (36,1%) e Licenciatura (33,3%). Eles também foram aprovados em cursos tradicionalmente concorridos. Em Medicina, no campus Curitiba, ficaram com 16 das 162 vagas. Segundo a UFPR, a concorrência era forte, com 64,1 candidatos por vaga. O ano letivo na universidade começa no dia 23 de fevereiro.
Entre os avanços do último ano, a Secretaria Municipal da Educação entregou 1.027 reformas e revitalizações na rede municipal de ensino, que atende 140 mil alunos. Também reforçou o quadro de profissionais, com mais de 1,1 mil contratações, e lançou projetos como o Curitiba Presente, para evitar faltas nas 188 escolas e 240 CMEIs, e o Curitiba Leitora, que incentiva o hábito da leitura entre as crianças.
Além disso, iniciou também, no mês de outubro de 2025, a instalação de ar-condicionado nas unidades. Serão 308 contempladas, com investimentos de mais R$ 100 milhões num prazo de oito meses.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba