
- Atualizado há 15 segundos
O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (5) a quarta unidade do Poupatempo Paraná, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A nova unidade se soma às que já estão em funcionamento em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, e assim como elas centraliza mais de 240 serviços estaduais, com foco em comodidade, rapidez e qualidade no atendimento ao cidadão.
Instalado no Shopping São José, o novo Poupatempo Paraná funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação para os cidadãos é efetuar o agendamento prévio para agilizar o serviço, o que pode ser feito pelo site ou aplicativo, por enquanto disponível para aparelhos celulares com sistema Android.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No novo espaço, o público pode buscar atendimentos relacionados a veículos e motoristas pelo Detran; segunda via de fatura e religação de energia na Copel; informar vazamento de água ou adesão à fatura digital na Sanepar; obter mais informações sobre o Casa Fácil Paraná com a Cohapar; solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Instituto de Identificação; entre uma série de outros serviços de pelo menos 20 órgãos públicos, entre estaduais e municipais.
Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, que participou da inauguração do novo Poupatempo Paraná, o objetivo do programa é aproximar o Estado da população. “O Poupatempo representa o novo modelo de governo, que pensa na experiência do cidadão. Em um único espaço, ele pode resolver demandas de diferentes órgãos públicos de forma ágil e eficiente. É um projeto que nasceu para facilitar a vida das pessoas e garantir serviços públicos com qualidade”, afirmou.
Também presente no evento, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, ressaltou que o projeto está dentro da estratégia do Governo do Estado de oferecer serviços de forma simples e acessível. “O Poupatempo Paraná é um espaço de cidadania. Aqui, o pai, a mãe, o trabalhador podem resolver desde a segunda via da carteira de motorista até o seguro-desemprego, além de serviços da Copel, Sanepar e programas de habitação. Tudo isso num ambiente moderno, acolhedor e que respeita o tempo do cidadão”, destacou.
Até o momento, as unidades já em funcionamento no programa – de um total de 20 que abrirão até o primeiro trimestre de 2026 – prestaram 13,3 mil atendimentos, com índice de satisfação acima de 99% entre os usuários.
De acordo com o superintendente-geral de Governança de Serviços e Dados, Leandro Moura, que coordena a iniciativa pelo Estado, os atendimentos são acompanhados por indicadores de desempenho e a avaliação direta dos usuários. “Cada servidor passa por um processo de capacitação específico e as empresas responsáveis só recebem pelo serviço se cumprirem os prazos e a qualidade exigida. O tempo médio de atendimento, mesmo nos serviços mais complexos, como a emissão de RG, é de cerca de 11 minutos”, detalhou.
Segundo Moura, o Estado avança no cronograma de expansão do programa. “Até dezembro, teremos dez unidades em funcionamento, com novas aberturas em Curitiba (Pinheirinho), Araucária e Foz do Iguaçu. A meta é ampliar o alcance e manter o padrão de excelência que tem caracterizado o Poupatempo Paraná”, completou o superintendente.
A gerente da unidade de São José dos Pinhais, Driele Ganter, contou que o espaço foi planejado para atender uma das maiores populações da Região Metropolitana. “A ideia é garantir acessibilidade e cidadania. A orientação para que todos efetuem o agendamento prévio pelo site ou aplicativo, mas quem vier até o local também será orientado e atendido com a mesma atenção”, explicou.
Para a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, a chegada do programa representa um avanço importante para o município. “Ter todos esses serviços concentrados em um único espaço é um grande benefício para a população. É uma iniciativa que descentraliza e facilita o acesso do cidadão aos serviços públicos, não apenas de São José, mas também de cidades vizinhas”, comentou.
AVALIAÇÃO POSITIVA – A aposentada Tereza Aparecida de Jesus, moradora de São José dos Pinhais, foi uma das cidadãs atendidas pela nova unidade e elogiou o cuidado e a atenção dos servidores. Ela procurou o posto para renovar o documento de identidade. “Fui muito bem atendida, com atenção e paciência. Antes a gente precisava ir até o Centro de Curitiba para resolver as coisas. Agora temos tudo aqui em São José, o que facilita muito a vida da gente”, contou.
A também aposentada Fátima Bonetti destacou a comodidade de contar com o Poupatempo mais próximo de casa. Ela procurou a unidade para fazer a nova carteira de identidade e aprovou a estrutura. “Achei maravilhoso. O atendimento é ótimo, o pessoal é muito atencioso e facilita bastante a vida da gente. Se eu precisar, com certeza volto outras vezes”, afirmou.

NOVAS UNIDADES – Ao todo, serão 20 espaços do Poupatempo Paraná, previstos para operação completa até março de 2026, com capacidade para atender até 7 milhões de cidadãos por ano – cerca de 27 mil por dia. O novo modelo também trará redução de custos de até 70% para o governo estadual, o que pode representar economia superior a R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos.
Em Curitiba, a primeira unidade funciona no Shopping Estação, no bairro Rebouças. Com a abertura em Londrina, Ponta Grossa e São José dos Pinhais, os próximos Poupatempo serão inaugurados na Capital, no bairro Pinheirinho, e em Maringá. As unidades de Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária devem iniciar as operações em dezembro.