- Atualizado há 8 horas
Victória Bentes, do Inspirar, é a nova governadora do Parlamento Universitário 2025. Ela recebeu votos unânimes, em uma eleição na manhã desta sexta-feira (18). Na mesma sessão, também foi eleito, desta vez por maioria dos votos, o novo presidente do Parlamento, Gustavo Sezerban, da Universidade Positivo.
Após o erro na regulamentação e registro das chapas, a eleição ocorreu com mais de trinta minutos de atraso dentro do Plenário. Apenas duas chapas foram registradas para a mesa diretora, a Mude, com o candidato à presidência Gustavo Sezerban da Universidade Positivo, e a chapa Ética e Compromisso, com Davi Gomes da FESP à presidência. Com ampla maioria, a chapa Mude, se elegeu para a Mesa Diretora do Parlamento Universitário 2025 com 38 votos a 16. Gustavo Sezerban, UP, o presidente eleito, considera a vitória fruto do esforço desenvolvido dentro da aliança construída antes mesmo do começo do Parlamento“.
Veterano, o presidente eleito, Gustavo Sezerban, está em seu segundo mandato dentro do Parlamento Universitário. Ele participou da edição de 2023 representando a UniBrasil e, por isso, reconhece ter tido vantagem para elaborar sua candidatura nessa edição do Parlamento. “Ela (edição passada) me ajudou bastante, principalmente pela questão do cálculo, que é o mais importante”.
A vantagem foi vista como injusta entre os outros parlamentares, considerando que, de acordo com as instruções fornecidas em reuniões antes do início do Parlamento, a reeleição de um deputado dentro do PU era proibida. Apesar de não estar claro dentro do Regimento do Parlamento, o presidente assumiu saber dessa condição, e retornou na edição de 2025 representando a Universidade Positivo. “Confesso que da minha parte, eu não lembro de ter escutado. Embora, realmente, nas edições passadas foram ditas várias vezes,” relata o presidente.
Com apenas uma candidata protocolada ao cargo de chefe de estado, a votação para governador ocorreu com unanimidade. Victória Bentes, do Inspirar, se elegeu com os 54 votos da Casa Legislativa e é a segunda mulher a ser eleita a governadora dentro do Parlamento Universitário. Natural do Amapá, a governadora, que era a única deputada do seu partido, considera de extrema importância representar as mulheres em cargos de poder. “”Tenho certeza que representa um empoderamento feminino muito alto”, acredita.
Em seu mandato promete legislar para todos, facilitando a comunicação entre a Casa Legislativa e o povo. “A coletividade que vai ser o povo a receber esse projeto, são eles que precisam entender. O juridiquês vai ter que ser traduzido ao máximo para o interesse coletivo”.
Com o resultado das primeiras eleições, fontes internas apontam que os maiores cargos estão concentrados nas universidades grandes, como a Universidade Positivo e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Agora, a expectativa é para a escolha do presidente da CCJ, que tende a ser da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante o período da tarde, ocorrerão as eleições para presidente da CCJ e das demais comissões dentro do Parlamento.
Confira os parlamentares participantes da Mesa Diretiva e a Aliança formada com a chapa vencedora:
Presidente: GUSTAVO SEZERBAN – UP
1 Vice-Presidente: SAMUEL CORDEIRO – UNIMATER
2 Vice-Presidente: ANDERSON LIMA – UNIOESTE
1 Secretário: JOÃO KOCHELLA – PUCPR
2 Secretária: KAMILLY VITORIA – UNISANTA CRUZ
2 Vice-Presidente: RODRIGO FERREIRA – UNIENSINO
*Sob supervisão da Equipe do Portal Nosso Dia