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PRVias inicia obra de faixas interditadas por deslizamento na BR-376, no Paraná

Um deslizamento na margem da rodovia provocou rachaduras no asfalto em janeiro deste ano e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que administrava o trecho na ocasião, desviou o tráfego para uma das pistas no sentido norte.
Foto: Divulgação/CCR PRvias.
Um deslizamento na margem da rodovia provocou rachaduras no asfalto em janeiro deste ano e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que administrava o trecho na ocasião, desviou o tráfego para uma das pistas no sentido norte.

Redação Nosso Dia

31/10/25
às
13:19

- Atualizado há 7 horas

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A PRVias começou na segunda-feira (27) as obras de recuperação das duas faixas interditadas no sentido sul do km 429 da BR-376, em Tibagi. Um deslizamento na margem da rodovia provocou rachaduras no asfalto em janeiro deste ano e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que administrava o trecho na ocasião, desviou o tráfego para uma das pistas no sentido norte.

A concessionária assumiu o trecho em maio deste ano e deu início a estudos geotécnicos detalhados para compreender as causas do sinistro. Em seguida, fez também o levantamento topográfico da área para análise de movimentações do terreno e sondagens de solo.

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A PRVias então contratou uma empresa especializada nesse tipo de sinistro, que elaborou o projeto executivo de engenharia para a obra e recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para começar o serviço.

A previsão é que os trabalhos durem até março de 2026.

Projeto

O plano de recuperação prevê a implantação de um escoramento provisório na pista, que possibilita a escavação de cerca de 5 metros de profundidade para a retirada integral do material instável que provocou o deslizamento.

O novo aterro será reconstruído exclusivamente com rochas, o que amplia a capacidade de drenagem e durabilidade à estrutura. Dessa forma, também é possível acelerar o cronograma de execução porque a incidência de chuvas, típica do fim de ano, interfere menos no trabalho.

Para garantir a estabilidade definitiva do local, será construído um muro de gabião (estrutura de contenção feita com caixas metálicas preenchidas com pedras) ao longo da lateral da pista. Após a reconstituição completa do aterro, será feita a recomposição do corpo de aterro e do pavimento em uma extensão de aproximadamente 100 metros, com a reinstalação dos dispositivos de segurança que incluem novas defensas metálicas e sinalização, tanto vertical quanto horizontal.

Com esta intervenção, a CCR PRVias reforça o compromisso com a segurança viária e a recuperação estrutural das rodovias sob sua concessão, atuando de forma técnica e preventiva para restabelecer condições ideais de tráfego e conforto aos usuários da BR-376.

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