
- Atualizado há 17 segundos
A queda na taxa de natalidade no Brasil, a inteligência artificial e os impactos ambientais e sociais das barragens de Belo Monte e Pimental foram os temas da prova de Produção e Compreensão de Textos do Vestibular 2026 da UFPR, realizada neste domingo (30/11). A prova foi aplicada em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo para 9.197 candidatos, e teve 1.242 ausentes (11,9% do total de convocados).
Os candidatos precisaram responder três questões discursivas, cada uma delas acompanhada de um texto de referência. A primeira questão solicitou um texto informativo-analítico com 10 a 12 linhas, baseado em uma tabela e um gráfico sobre natalidade, publicados em maio pelo site Poder 360. O material mostra que, de acordo com o IBGE, o número de nascimentos vem caindo no Brasil, ao mesmo tempo que cresce a maternidade tardia.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A segunda questão baseou-se em uma entrevista sobre inteligência artificial concedida por Andrew Smart, filósofo e pesquisador sênior do Google, à revista Carta Capital. Os candidatos deveriam escrever um texto expositivo, com no mínimo 8 e no máximo 10 linhas, explicitando as principais ideias de Smart.
Por fim, a terceira questão consistiu em um resumo de um texto publicado no site Nexo Jornal sobre os impactos sociais e ambientais da construção das barragens de Belo Monte e Pimental, no bioma amazônico do Pará. O texto deveria ter entre 10 e 13 linhas.
Para uma parte dos candidatos, esta foi a última prova do Vestibular 2026 da UFPR. Mas 6.845 candidatos ainda deverão fazer provas específicas nesta segunda-feira (01/12). São candidatos de 40 cursos que exigem provas específicas de diferentes disciplinas. Essas provas serão aplicadas a partir das 14 horas, com duração de 2h30 para os cursos com prova de apenas uma disciplina e de 5 horas para os cursos com provas de duas disciplinas.
Também estão incluídos nesse número os 62 inscritos para o curso de Música convocados para a segunda fase, que terão prova de habilidades específicas a partir das 10 horas, com duração de 2h30.
Os cadernos da prova de Compreensão e Produção de Textos e das provas específicas serão divulgados no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br) ao meio-dia de terça-feira (2/12).
O resultado final do Vestibular 2026 será divulgado no dia 16 de janeiro.
*Com informações da UFPR