- Atualizado há 3 anos
O pronto-atendimento do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, referência no atendimento SUS (Sistema Único de Saúde), atingiu a capacidade máxima na manhã desta quinta-feira (28). Desde então, a casa hospitalar não está recebendo mais pacientes. A instituição afirma que trabalha em um plano de contingência para atender a demanda.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa do hospital afirmou que as oscilações de temperaturas e a chegada de outono colaboram para o aumento das doenças respiratórias em crianças. “Infecções das vias aéreas superiores, nasofaringite, amigdalite, bronquite aguda, além da tosse estão entre as situações mais recorrentes na emergência da instituição”, diz o hospital em nota encaminhada ao Nosso Dia.
De acordo com a instituição, o fluxo determinado pelo SUS é de que as famílias busquem a Unidade Básica de Saúde mais próxima quando os riscos à saúde do paciente não são de urgência e/ou emergência. “Se for necessário, a própria UBS fará o encaminhamento ao Hospital“, afirma a nota.
“Referência em atendimento de alta e média complexidade,o Pequeno Príncipe reitera que não é uma unidade de busca direta pela população. Como retaguarda para Curitiba e Região Metropolitana, o atendimento de emergência, realizado no Pronto Atendimento, é destinado aos casos de maior gravidade e aos pacientes que necessitam de hospitalização“, conclui a o documento.
Com mais de 100 anos de atuação, o Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do Brasil e recebe pacientes de emergência principalmente de Curitiba e região metropolitana.