
- Atualizado há 11 segundos
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa projeto de lei que visa ampliar os direitos dos usuários e assegurar alternativas de deslocamento urbano sustentável na capital. O objetivo da proposta é autorizar os usuários do transporte coletivo embarcarem nos ônibus com bicicletas, patinetes e outros meios de mobilidade ativa. A iniciativa é da vereadora Laís Leão (PDT).
Na prática, a proposta modifica a lei municipal 12.597/2008, que dispõe sobre a organização do sistema de transporte coletivo de Curitiba. A ideia é incluir o embarque com os meios de mobilidade ativa entre os direitos dos usuários.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Com a justificativa de garantir o conforto e a segurança de todos os passageiros, Laís Leão propõe que o direito seja assegurado no período das 10h01 às 15h59 e das 19h01 às 5h59; durante os dias úteis e dias que antecedem feriados. Nos sábados, domingos e feriados, a autorização seria válida para quaisquer horários.
Ainda de acordo com a proposição, poderá ser cobrado acréscimo ao valor da tarifa vigente para o transporte de bicicleta, patinete ou veículo de mobilidade ativa, conforme regulamentação específica. “Ao permitir o transporte de bicicletas e outros meios de mobilidade ativa nos ônibus, o Município avança na concretização desta visão de integração e liberdade de escolha modal, ampliando as alternativas de deslocamento urbano sustentável”, acrescenta a autora da justificativa da matéria.
Protocolado no dia 14 de agosto, o projeto aguarda a manifestação do Executivo, conforme parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).