PUBLICIDADE
Educação /
DIA A DIA

Projeto de lei quer escolas cívico-militares no ensino municipal de Curitiba; entenda

A proposta visa implementar na rede municipal de ensino um modelo educacional que já demonstra resultados positivos na rede estadual
(Foto: Divulgação)
A proposta visa implementar na rede municipal de ensino um modelo educacional que já demonstra resultados positivos na rede estadual

Redação Nosso Dia

11/04/25
às
9:30

- Atualizado há 7 dias

Compartilhe:

Um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Curitiba estabelece diretrizes para a criação do Programa Municipal das Escolas Cívico-Militares. A proposta visa implementar na rede municipal de ensino um modelo educacional que já demonstra resultados positivos na rede estadual.

A proposta é dos vereadores Delegada Tathiana Guzella (União) e Guilherme Kilter (NOVO). De acordo com o projeto, o programa terá como objetivo promover uma gestão escolar de excelência, melhorar a qualidade educacional e fortalecer valores cívicos e sociais. A implementação ficará a cargo da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com os órgãos de segurança pública.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O vereador Guilherme Kilter, um dos autores do projeto, explica que “o foco é elevar a qualidade do ensino municipal, seguindo o modelo de sucesso já feito pelo governo do Estado do Paraná, onde as escolas cívico-militares têm apresentado desempenho superior à média da rede estadual, com notas do Ideb mais elevadas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Curitiba não pode ficar de fora disso!”.

“Esse projeto expande o programa as escolas da cidade para que os pais e professores que quiserem. É um projeto que será democraticamente instalado, prevê a consulta popular, e a gente quer ver as boas práticas avançarem. É um projeto que deu certo”, disse o vereador ao Portal Nosso Dia.

Kilter é o presidente da Comissão de Educação da Câmara e isso pode ajudar o projeto a caminhar na Casa de Leis. “A gente tem uma maior facilidade de tratar este tema. Entro para dar força na articulação, com a ideia sendo da vereadora Tathiana. Sabemos que tem um setor específico que não gosta, porque prefere que se mantenham alguns benefícios e mudem este modelo”, afirmou.

O projeto prevê que a implementação do programa em cada unidade escolar deverá ser aprovada pela comunidade por meio de consulta pública. Também serão considerados como critérios o índice de vulnerabilidade social das comunidades atendidas e os índices de rendimento escolar.

O projeto de lei estabelece que o programa será executado por meio da contratação de um núcleo civil responsável pela gestão pedagógica e administrativa, e um núcleo militar, composto por Policiais Militares ou Guardas Municipais, para acompanhamento da organização, segurança escolar e execução de atividades extracurriculares.

Atualmente, o projeto está em tramitação pelas comissões da Câmara Municipal de Curitiba e, após essa etapa, seguirá para votação em Plenário.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias