- Atualizado há 1 dia
Com foco na segurança no transporte coletivo e na prevenção de acidentes, um novo projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná propõe sanções administrativas a quem for flagrado praticando a chamada “rabeira” — ato de se agarrar a ônibus ou caminhões em movimento. A iniciativa é de autoria dos deputados estaduais Ney Leprevost, Delegado Jacóvos e Pedro Paulo Bazana. Na semana passada, os vereadores de Curitiba aprovaram projeto que multa em R$ 600 e apreende a bicicleta de quem for flagrado, valendo apenas para a capital.
A proposta determina que a penalidade seja válida em todo o território paranaense e inclui, além da aplicação de multa, a apreensão de equipamentos utilizados na prática da infração, como skates, patinetes e bicicletas. Os itens retidos só poderão ser devolvidos após o pagamento da multa correspondente.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Durante audiência pública realizada no último dia 14 de maio, que discutiu a segurança no transporte coletivo, o projeto recebeu apoio de autoridades e representantes de diversos setores ligados ao trânsito. Segundo os parlamentares, o objetivo é ampliar para o estado uma legislação já adotada pela Câmara Municipal de Curitiba, que prevê medidas semelhantes.
“Queremos que essa lei tenha abrangência estadual, valendo em todos os municípios do Paraná. Nosso foco é salvar vidas e promover um trânsito mais seguro para todos”, destacou o deputado Ney Leprevost, que também preside a Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Casa.
Leprevost também sugeriu a criação de um grupo permanente de discussão sobre segurança no transporte coletivo, reunindo representantes de entidades públicas, especialistas em trânsito e demais setores envolvidos, com o intuito de desenvolver políticas integradas de proteção aos usuários do sistema.
*Com informações da Alep