PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Projeto de lei propõe a criação de Rede Estadual de Cursinhos Pré-Vestibulares

Proposta visa fortalecer programas gratuitos voltados a estudantes da rede pública e de grupos socialmente vulneráveis, garantindo apoio financeiro, pedagógico e estrutura
Proposta visa fortalecer programas gratuitos voltados a estudantes da rede pública e de grupos socialmente vulneráveis, garantindo apoio financeiro, pedagógico e estrutura

Angelo Binder e Geovane Barreiro

19/08/25
às
16:20

- Atualizado há 3 horas

Compartilhe:

Um projeto de lei que cria a Rede Estadual de Cursinhos Pré-Vestibulares do Paraná foi protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa. A proposta busca democratizar o acesso à educação superior, oferecendo suporte a cursinhos gratuitos voltados a jovens de grupos socialmente vulneráveis, especialmente estudantes da rede pública.

A deputada estadual Ana Júlia, autora do projeto, explicou os objetivos da iniciativa:

“Estudantes mais vulneráveis, mais pobres, enfim. E a nossa ideia é justamente que o Estado possa fortalecer essa ideia, esses programas, possa fortalecer cursinhos populares, né, possa ter, quem sabe, pensando mais para frente, uma rede própria e incentivando com as universidades. Mas o ideal é que a gente consiga construir ferramentas para democratizar o acesso ao ensino superior, sobretudo o ensino superior público, onde os estudantes da rede pública ainda enfrentam muita dificuldade para conseguir acessar. Então a ideia do projeto é fomentar, fortalecer os cursinhos populares e, através disso, contribuir para que mais estudantes acessem o ensino superior.”

Segundo Ana Júlia, a proposta também prevê apoio aos estudantes e aos professores que atuam nos cursinhos:

“Na prática, é pensar também numa contrapartida do Estado em relação a instrumentalizar, fortalecer, né, então pensar numa assistência estudantil, pensar em mensagem gratuita, pensar em uma assistência em relação à alimentação, uma bolsa, um auxílio, alguma coisa que dê a garantia da permanência do estudante nesse período que ele está ali se preparando. E também de fortalecer em relação aos professores, em relação aos profissionais que estão ali ensinando e preparando esses estudantes para o vestibular.”

O projeto de lei se inspira em experiências nacionais de sucesso, como o programa CPOP, e acompanha uma mobilização que reúne mais de 1.000 vereadores jovens em apoio a cursinhos populares.

Segundo especialistas em educação, iniciativas como essa têm impacto direto na redução da evasão escolar e no aumento da aprovação de estudantes de baixa renda em universidades. Além disso, contribuem para o fortalecimento da cidadania e da inclusão social, criando oportunidades de ascensão por meio do conhecimento.

A proposta ainda será analisada pelas comissões da Assembleia Legislativa. Caso aprovada, poderá transformar a realidade de milhares de estudantes paranaenses que buscam o acesso ao ensino superior de qualidade.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias